sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cabo Verde: PM "está a zombar", dívida dos municípios é insignificante




Manuel de Pina garante que a dívida dos municípios é insignificante no contexto nacional

O presidente da Associação Nacional dos Municípios Caboverdianos (ANMCV), Manuel de Pina, garantiu esta sexta-feira, 13, que o peso da dívida dos municípios no contexto nacional é insignificante, considerando ainda que nenhum município de Cabo Verde recorre ao empréstimo bancário sem ter sua capacidade de endividamento bem definida.

Depois do comentário do Primeiro-Ministro, José Maria Neves, referente à dívida dos municípios de Cabo Verde, Manuel de Pina critica o chefe do governo e diz que este está a “zombar" com os cabo-verdianos.

“Após vários anos de hostilidade e de sufoco aos municípios, vem agora o senhor primeiro ministro zombar dos cabo-verdianos. Fez tudo para acabar com os municípios” critica.

Manuel de Pina garante que nenhum município de Cabo Verde recorre ao empréstimo bancário sem ter a capacidade de endividamento definido e que só endividam nos termos da lei, não tendo casos de municípios que tenham ultrapassado a sua capacidade de endividamento.

O presidente da ANMCV apontou ainda um conjunto medidas feitas pelo governo de José Maria Neves que têm prejudicado as finanças dos municípios.

“Retirou os recursos da promoção social aos municípios, suspendeu desde 2010 a taxa ecológica, só a taxa ecológica cobre quase 50% das dívidas dos municípios com as bancas. Não resolveu o problema de imposto de incêndio e da taxa aeroportuária dos municípios. Não compensou as isenções fiscais que concede, e que por força da lei devia compensar. Não pagou impostos aos municípios por se considerar isento, mas obriga os municípios a pagarem”.

“Centralizou a cooperação internacional, ou seja, se antes um país podia financiar directamente os municípios, agora já não pode, sem contar com várias leis publicadas que beliscam as competências e as atribuições dos municípios” sublinha.

Para finalizar Manuel de Pina assume que a situação financeira dos municípios é complicada, mas que pediram uma colaboração efectiva do governo que até agora não se tem produzido resultados. Dessa forma o governo "confirma que tem desenvolvido uma politica contra o poder local em Cabo Verde".

Hélio Robalo – A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana