quinta-feira, 5 de junho de 2014

Portugal: Aumento do IVA, da TSU e mais cortes nas pensões




Porque uma desgraça nunca vem só o governo aprovou esta tarde em Conselho de Ministros o aumento do IVA e da TSU. Não satisfeito com o debulho que vem praticando desde há três anos também o corte nas pensões faz parte da ementa dos ministros insaciáveis. Decerto que por ironia o governo denomina de solução duradoura mais este corte aos pensionistas.

Saliente-se que estas aprovações do Conselho de Mininistros  são referentes ao Orçamento para 2015 que têm por objetivo acelerar o processo legislativo a tempo do Orçamento de Estado do ano vindouro.

Os detalhes serão aqui publicados logo que possível.

Atualização

De acordo com a informação que seguidamente apresentamos, retirada do Económico, os detalhes são os seguintes:

Marta Moitinho Oliveira - Económico

O Conselho de Ministros aprovou hoje a solução duradoura para as pensões a aplicar a partir de 2015. O objectivo é acelerar o processo legislativo a tempo do Orçamento do Estado.

O Governo aprovou hoje um conjunto de medidas que designa como a "solução duradoura" para as pensões. A saber: a Contribuição de Sustentabilidade, o aumento do IVA e o agravamento da TSU. O objectivo é acelerar o processo legislativo e ter certeza de que pode aplicar esta medida no próximo ano a tempo da elaboração do Orçamento do Estado. Esta é parte da estratégia de resposta ao chumbo do Constitucional com o Governo a anunciar ainda que nos próximos dias vai aprovar a tabela salarial única da função pública - que vai tornar definitivos os cortes no Estado. 

A Contribuição de Sustentabilidade (que substitui a Contribuição Extraordinária de Solidariedade) aplica-se às pensões acima de 1.000 euros, com taxas a variar entre 2% e 3,5%. No DEO, onde o Executivo apresentou as medidas que quer aplicar em 2015, o Governo previa que esta medida gerasse uma receita de 372 milhões de euros.

O IVA passa de 23% para 23,25%, gerando uma receita adicional de 150 milhões de euros no próximo ano. A TSU sobe dos actuais 11% para 11,2%, valendo 100 milhões de euros. Esta é a "solução duradoura" para o sistema de pensões.

Com a aceleração do processo legislativo - o Executivo nem esperou a decisão do Tribunal Constitucional sobre a nova CES que está prevista no Rectificativo -, o Governo pretende uma clarificação dos juízes do Constitucional.

"A razão de apresentação neste momento é a de criar condições para que com a maior brevidade possível haja uma clarificação sobre a constitucionalidade", justificou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, aos jornalistas, no final da reunião do Conselho de Ministros.

O envio dos diplomas para fiscalização preventiva é uma hipótese com que o Governo trabalha. Nos casos de fiscalização preventiva solicitada pelo Presidente da República, os juízes do Constitucional têm 25 dias para decidir, enquanto na fiscalização sucessiva não há um prazo global.

O Governo deixa para uma segunda fase a resolução das consequências orçamentais para as contas de 2014.

O ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, adiantou que com a Contribuição de Sustentabilidade "todos os pensionistas vão recuperar rendimento" face à Contribuição Extraordinária de Solidariedade actualmente em vigor.

Com esta nova proposta, 95% dos pensionistas da Segurança Social e 87% dos pensionistas da CGA ficam fora dos cortes, adiantou Mota Soares. (Económico)

Declarações da treta de Mota Soares

Os saqueadores continuam sob intenso ritmo laboral visando os pensionistas. Os banqueiros e as grandes fortunas nunca.

Há cerca de três anos que transborda o cálice de tolerância quanto às inverdades ou mentiras dos atuais governantes. Por esse motivo as suas declarações e promessas caem sempre no escarrador do descrédito. Diz Mota Soares que "todos os pensionistas vão recuperar rendimento" assim como que uma larga "percentagem dos pensionistas estão fora dos cortes". Mas quem acredita? Ver para crer, como São Tomé. Depois se verá se não são declarações da treta de Mota Soares, prática comum daquilo a que chamam "bando de mentirosos".

Mário Motta

Sem comentários:

Mais lidas da semana