segunda-feira, 2 de junho de 2014

SETE ANOS À PROCURA DE MADDIE




Escavações na Praia da Luz marcam nova fase da investigação para tentar encontrar Maddie

A polícia britânica lidera a investigação e pediu autorização às autoridades de Portugal para ir mais longe. Operações no terreno contam com a ajuda de polícias portugueses.

Uma nova fase da investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann começa esta segunda-feira com o primeiro de vários dias previstos de operações de buscas em terrenos em volta do resortOcean Club onde a família de Inglaterra passava férias em Maio de 2007, na Praia da Luz.

A menina desapareceu do quarto onde ela e os dois irmãos dormiam enquanto os pais jantavam num restaurante a algumas dezenas de metros. Em 2008, a investigação foi dada como terminada pela polícia portuguesa. Mas a britânica Scotland Yard nunca deu por concluído o inquérito que agora, além das buscas e possíveis escavações, passará também pela tentativa de ouvir oito cidadãos portugueses, não sendo claro, segundo a imprensa britânica se na qualidade de suspeitos ou de testemunhas.

A área onde esta segunda-feira se inicia a primeira de várias fases deste novo patamar da investigação foi selada às primeiras horas da manhã. Já em 2007 tinha sido alvo de buscas pela polícia portuguesa. Mas as provas até agora reunidas conduziram de novo a esta zona, justificando a operação, disse Keith Darquharson, um antigo conselheiro da Metropolitan Police, à Sky News. Pelo menos um avião militar também sobrevoou a zona esta manhã, acrescentou a mesma cadeia televisiva.

Desta vez, porém, além dos elementos da polícia portuguesa e britânica no terreno, e dos cães pisteiros, as equipas estão munidas de radares para penetração no solo, de modo a observarem possíveis suspeitas de transformação não natural do solo, que justifiquem eventuais escavações. As fotografias aéreas também permitirão detectar zonas suspeitas.

A operação surge duas semanas depois de a polícia britânica ter anunciado estar a seguir todas as linhas de investigação credíveis. Na mesma altura, avisou que não é apenas porque se avança para um “fase significativa do trabalho” que se asseguram “imediatamente as respostas que explicam tudo”.

Ao jornal britânico Daily Mirror, uma fonte não identificada disse que esta nova fase pode permitir “o grande avanço” que se espera no caso. A “hipótese de o corpo ser encontrado obviamente existe”, notou, acrescentando que esse é o cenário que os pais de Maddie continuam a querer rejeitar na esperança de que a filha ainda possa ser encontrada com vida. “Mas esse cenário de pesadelo também permitiria encerrar o caso”, conclui.

Público

Sem comentários:

Mais lidas da semana