sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tailândia: Junta militar vai formar governo interino até setembro




Banguecoque, 13 jun (Lusa) -- A junta militar no poder na Tailândia anunciou hoje que vai formar um governo interino até setembro para supervisionar as reformas políticas a serem seguidas por eleições dentro de um período de aproximadamente um ano.

O anúncio foi feito pelo chefe da junta militar, o general Prayuth Chan-ocha, que liderou o golpe de 22 de maio, que não indicou, porém, se o governo interino vai ser composto por civis ou militares.

"Vai ser constituído um novo governo em agosto ou início de setembro", disse, numa alocução sobre o orçamento para 2015.

Prayuth Chan-ocha descartou a possibilidade de se realizarem eleições pelo menos dentro de um ano, a fim de dar tempo para a concretização de reformas políticas, as quais diz serem necessárias para colocar um ponto final em quase uma década de turbulência política que degenerou em diversos surtos de violência nas ruas.

"Por favor, sejam pacientes comigo", afirmou, em declarações citadas pela agência AFP.

A junta militar no poder na Tailândia tem estado sob críticas, designadamente da comunidade internacional e de organizações de defesa dos direitos humanos, por estar a restringir direitos civis, ao proibir protestos, censurar os meios de comunicação social e por ter detido temporariamente centenas de pessoas que tem vindo a convocar, entre ativistas, intelectuais e membros de grupos da oposição.

DM // SO - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana