terça-feira, 3 de junho de 2014

Xanana Gusmão nomeado para o Conselho Consultivo do G7+



03 de Junho de 2014, 09:40

O primeiro ministro Xanana Gusmão, foi nomeado, por unanimidade de votos, para o Conselho Consultivo do G7+, durante a 3ª Reunião Ministerial do G7+ realizada em Lomé, Togo, no passado dia 29 e 30 de maio, segundo o comunicado de imprensa.

O Conselho Consultivo foi pensado para ser um grupo dedicado à Construção da Paz e do Estado que pode orientar o G7+, e, quando as circunstâncias o exigirem, ser utilizado como promotor e mediador. O Primeiro-Ministro é a primeira pessoa nomeada para este Conselho.

Timor-Leste terminou o seu papel como Presidente do G7+ e um novo Presidente, da Serra Leoa, foi nomeado. A Serra Leoa será bem representada pelo seu Ministro das Finanças e do Desenvolvimento Económico, Kaifala Marah.

Os Ministros do G7+ presentes na reunião expressaram a sua gratidão pelos esforços e empenho de Timor-Leste na criação e condução do Grupo ao longo dos primeiros quatro anos da sua história, saudaram o papel do Presidente cessante, Emília Pires e a orientação do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão. O Grupo nomeou a Ministra Emília Pires como Enviada Especial do G7+ e convidou-a para continuar num cargo de Alto Nível, dedicada às áreas de advocacia e educação, segundo o comunicado.

Durante a sua visita ao Togo o Primeiro-Ministro teve reuniões bilaterais com o Presidente do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, e com o Primeiro-Ministro do Togo, Arthème Séléagodji Ahoomey-Zunu.

Nesses encontros discutiram as relações bilaterais entre o Togo e Timor-Leste, falando sobre questões como a paz, reconciliação, desenvolvimento e gestão de recursos naturais.

Antes da visita ao Togo o Primeiro-Ministro, que também é Ministro da Defesa e Segurança, realizou uma visita de trabalho a Portugal e participou na 15ª Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Xanana Gusmão já deixou o Togo e está em viagem para a Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde, antes de regressar a Timor-Leste.

As visitas a estes países vão permitir que o primeiro-ministro possa fortalecer ainda mais os laços mútuos de amizade e informar os respectivos Chefes de Governo e Chefes de Estado sobre as próximas reuniões em Díli, quando Timor-Leste assumir a presidência da CPLP, em Julho.

A Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são também membros do G7+.

O Primeiro-Ministro e sua comitiva vão regressar a Timor-Leste no dia 13 de Junho.

Sapo TL 

Sem comentários:

Mais lidas da semana