terça-feira, 3 de junho de 2014

Fretilin pede ao MP para investigar Ministério da Saúde de Timor-Leste




Díli, 03 jun (Lusa) - A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) pediu ao Ministério Público para investigar alegadas irregularidades cometidas pelo Ministério da Saúde, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da bancada parlamentar daquele partido, Francisco Branco.

"Já entregámos os documentos ao Ministério Público para fazer as devidas investigações", relatou o deputado Francisco Branco.

Segundo o vice-presidente da bancada parlamentar da Fretilin, em causa estão "indícios fortes de incumprimento da lei do aprovisionamento" e a adjudicação de compras de medicamentos a uma empresa, cuja uma das proprietárias é irmã do ministro da Saúde timorense, Sérgio Lobo.

No caso do incumprimento da lei do aprovisionamento, Francisco Branco explicou que "houve uma tentativa de controlar o visto prévio do Tribunal de Contas.

"Todos os projetos no valor de cinco milhões de dólares devem ter visto prévio do Tribunal de Contas e houve uma tentativa de divisão do projeto em montantes inferiores para impedir o visto", afirmou.

O deputado da Fretilin disse que foi também verificado um "conflito de interesses" na compra de medicamentos a uma empresa, cuja irmã do ministro da Saúde é uma das proprietárias, o que é proibido na lei timorense.

"Nós estamos preocupados com o nosso sistema de saúde, com a falta de medicamentos e materiais", disse, acrescentando que apesar do aumento do orçamento para a Saúde o resultado não é melhor.

Questionado pela agência Lusa sobre se a bancada parlamentar da Fretilin pensa pedir mais investigações ao Ministério Público, o deputado disse que estão "a pensar nisso".

"É a única forma de aplicarmos a lei segundo as nossas competências, como fiscalizadores. Esta é a melhor forma de contribuir para a justiça e para impedir a má aplicação dos nossos recursos financeiros. Estamos a salvaguardar o bem de todos", concluiu.

MSE // ARA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana