quarta-feira, 9 de julho de 2014

Angola: VENCIMENTO DO PRESIDENTE – QUEM QUISER QUE ACREDITE




FALTA DE HONESTIDADE PÚBLICA

Folha 8 – 04 julho 2014

Vencimento­-base mensal do Presiden­te da Repú­blica, José Eduardo dos Santos, pas­sou em Junho a estar fi­xado em 621 mil kwanzas (cerca de 4.650 euros), de acordo com a nova tabela remuneratória de deten­tores dos mais altos car­gos do Executivo.

Em causa está o decreto presidencial 125/14, de 9 de Junho, que aprova o “reajustamento do ven­cimento-base mensal do Presidente da República e dos Titulares de Cargos da Função Executiva do Estado”, lê-se no diploma, que revoga ainda a legisla­ção anterior.

O decreto, já publicado em Diário da República, fixa em 994.376,44 kwan­zas (USD 9.943,78 - nove mil, novecentos e qua­renta e três dólares e se­tenta e oito cêntimos) o vencimento total para o cargo de Presidente da República, entre venci­mento-base e despesas de representação, estas de 372.891,17 kwanzas (USD 3.728,17 - três mil, setecen­tos e vinte e oito dólares e dezassete cêntimos).

O vencimento total do Vi­ce-Presidente da Repúbli­ca é fixado em 818.806,85 kwanzas (USD 8.188, 86 - oito mil, cento e oitenta e oito dólares e oitenta e seis cêntimos), enquanto o referente ao cargo de ministro de Estado em 745.782,33 kwanzas (USD 7.458.33 - sete mil, quatro­centos e cinquenta e oito dólares e trinta e três cên­timos).

O vencimento total (base acrescido de despesas de representação) dos res­tantes ministros e de cada Governador Provinciais é fixado em 675.865,24 kwan­zas (USD 6.759,26 - seis mil, setecentos e cinquenta e nove dólares e vinte e seis cêntimos), enquanto as funções de secretá­rio de Estado, vice-mi­nistro e vice-governador provincial representa um vencimento mensal de 609.055,57 kwanzas (USD 6.091, 59 - seis mil, noven­ta e um dólar e cinquenta e nove cêntimos).

O diploma, que produz efeitos no início do mês de Junho, foi apreciado em Conselho de Minis­tros a 7 de Maio e prevê ainda que todas as “dúvi­das e omissões sustidas” na sua interpretação e aplicação sejam resolvi­das” pelo Presidente da República, cargo ocupado por José Eduardo dos San­tos. Incrível, só mesmo de Angola, onde o réu é ao mesmo tempo o juiz.

Leia mais de Folha 8, 04 julho, em Página Global

1 comentário:

Anónimo disse...

Sua exelência sr.presidente da republica as tropas da casa de segurança dcps da republica amam muito o sr.
A nossa inquietação é relacionado ao salario das mesmas tropas, queremos saber o porque que até agora não bancarisam o salario das tropas? Ate os nossos colegas das forças especial chacal da presidencia tambem já escreveram uma carta para o senhor a reclamarem a mesma causa, não queremos mais mortes já chega, se matarm o nosso colega tenente das finanças, já alvejaram nos membros inferior de um nosso cabo tambem das finanças, então um dia pode ser um alta patente, vamos acabar com isso.
É a nossa grande preoucupação nosso pai da nação, não entendemos porque ganhamos na folha de salario desde os anos 2005 até agora 2014? Nos estamos na reconstrução nacional desde os anos 2005, e não conseguimos colher os frutos daquilo que nos plantamos, por exemplo as centralidades do kilamba e cacuaco não temos como adquirir um apartamento porque eles querem nos pagar sempre os salario de baixo das arvores, então nos somos quem? Um dia podemos perder a cabeça e nos obrigarem a fazer aquilo contra a nossa vontade, não é isto que nos queremos então por favor ordena ao sr. Kopelipa para ver esta situação tambem somos filhos de angola merecemos dar uma vida as nossas familias, em que país estamos então? A brincarem assim com as tropas! Não desviem esta mensagem por favor é muito importante.

Mais lidas da semana