segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cabo Verde: CARTA ABERTA – ao PM José Maria Neves



A Semana (cv), Opinião

Exmo Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde

Em primeiro lugar eu queria desejar muita saúde ao Senhor, a todos os bons filhos dessa terra e aqueles camaradas que estão a brigar para tomar o seu lugar na liderança do Paicv.

Turdia eu vi você na televisão a prometer tudo funcionário de Cabo Verde um SMARTPHON e como eu já estava esquecido eu lembrei também que você tinha prometido a todos os meninos de escola um computador que o Senhor disse que era MUNDO NOVO.

Sr. Primeiro Ministro quando eu vi o Sr. a prometer esse aparelho que eles dizem ser telemóvel que faz muita coisa bonito, eu diz para mim mesmo, se aquel Senhor de Soncente NHO DJUNGA fosse vive el tava escreve você um carta pa lembra que ainda você não tinha dado aqueles meninos de Escola sis computador.

Cuitadim daques menino de Escola que fica tonte contente quando você prometes quel computador, uns menino que só ta conhece eletricidade é de livro porque na ses zona não tem luz és ficou muito contente. Tem uns menino que nem água és tem na sis zona, pas lava rosto para ir para Escola eles tem que levantar 4 hora de madrugada para ir buscar água com burro para poder lavar cara e lavar uns peça de ropa, coidatins.

O Senhor imagina que tem menino que já saiu de Escola para ir para campo cuidar de aninais porque na terra não tem traboi e eles ficou sem seus computador que o Sr. prometeu. Outros meninos aqueles filho de gente mais rico já bai para Universidade sem olhar seus computadores, felizmente que seus pais tem dinheiro para comprar um computador. Outros ainda aqueles que é fidjo de melhor fidjos de nós terra, porque sis pai ta ganha bem, porque eles é do seu Partido eles tem computador e és ta izibi queles tudo dia nas praça na espia internet. Uns meninos agora ta pode ter seus computadores porque eles saí de Escola e eles entra na deliquência e assim és ta pode roba um computador ou da casubode.

Senhor Primeiro Ministro eu sabe que o Senhor não esta a falar mentira, mas eu sabe também que o Senhor é muito esquecido, o Senhor promete e depois esquece, porque ninguém lembra você do que prometeu, e nós também esquecemos na ileição de lembrar você.

Agora eu sei que o Senhor não vai esquecer dos SMARTPHON, porque os SMARTPHON vai ser dado pelos seus amigos de Angola, eles tem muito dinheiro, eles não ser como o SOCRATES que disse que ajudava a dar os MUNDO NOVO, porque ele também era muito fanfarom.

Sr. Primeiro Ministro, o Senhor o Socrates de Portugal e o Sr. Chavez de Venezuela é que teve essa ideia de prometer computadores para tudo menino de Escola, ma parceme que tudo vocês esqueceu de dar aquele computador. Por isso o Sr. Socrates entrou na desgraça, el pô Portugal na miséria e perdeu eleição e Portugal ta na fundo de um poço sem poder levantar cabeça fora de água para respirar. O Sr. Chavez que Deus tenha, morreu e povo da Venezuela está numa situação calamitosa que até farinha, arroz, açucra e sal é racionado porque loja ca tem.

Eu já comecei a sentir medo do que vai acontecer com o Sr. e com nós de Cabo Verde. Mas o Senhor ainda pode remediar e dar o SMARTHON a nós que somos funcionário e o Senhor lembra que uns já vai reformar e eles querem levar o SMARTHON antes de reformar para não fazer como aqueles coitadinhos meninos de Escola.

Eu continuar a dizer que o Senhor não é mentiroso, o Sr. só esquece de cumprir as suas promessas e nós Caboverdiano esquecemos de cobrar, porque na hora de eleição os seus camaradas dá cimento, verguinha e dinheiro para biber Grogue e gente ficar muito contente e esquece.

Mas des vez li, muito gente disse que não vai esquecer porque esses Dotor estão a dizer que Grogue ta mata e que não podemos esquecer que Jukim, Manel e outros já morreu porque bebia muito grogue e ainda já não temos força para pegar num saco de cimento, porque o povo não tem traboi para comprar comida para ter força na corpo.

Para terminar eu lembra você mais uma vez para não esquecer de dar mantenha a sua família e aqueles do seu partido que estão a brigar para tomar o seu lugar.

Leia mais em A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana