segunda-feira, 7 de julho de 2014

Geórgia: Morreu Eduard Shevardnadze, ex-chefe da diplomacia soviética



TSF - hoje às 10:02

Para além de ter sido ministro soviético dos Negócios Estrangeiros, Shevardnadze, que estava retirado da vida pública há mais de uma década, foi presidente da Geórgia entre 1995 e 2003.

Eduard Shevardnadze, antigo presidente da Geórgia e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS, morreu, esta segunda-feira, aos 86 anos, confirmou a sua assistente pessoal, Marina Davitashvili.

Nascido a 25 de janeiro de 1928, Shevardnadze começou por ser secretário do Partido Comunista da Geórgia entre 1972 e 1985 e trabalhou depois com Mikhail Gorbatchov, que o escolheu como ministro soviético dos Negócios Estrangeiros.

Como chefe da diplomacia soviética, entre 1985 e 1990, Shevardnadze teve um papel vital no fim da Guerra Fria ao gerir as relações com o Ocidente antes da queda do Muro de Berlim.

Com o lançamento da Perestroika por parte de Gorbatchov, Shevardnadze foi um dos principais artesãos do desarmamento ao fazer sólidas amizades com o Ocidente, em particular com a Alemanha.

Com o colapso da União Soviética, Shevardnadze regressou ao seu país natal e assumiu a liderança do país em 1992, tendo sido formalmente eleito para a presidência do seu país em 1995.

Shevardnadze, que estava retirado há mais de uma década, foi obrigado a demitir-se da presidência georgiana em 2003 na sequência da Revolução das Rosas, isto depois de terem surgido acusações de corrupção e nepotismo contra si.

Durante o tempo em que esteve retirado da vida pública, Shevardnadze publicou um livro com as suas memórias.

Sem comentários:

Mais lidas da semana