segunda-feira, 7 de julho de 2014

OS REPUBLICANOS QUE QUEREM A MONARQUIA EM ESPANHA



Pedro d´Anunciação. – Sol, opinião

Que os espanhóis prefiram Monarquia, República ou juancarlismo (esperando que Felipe VI seja a sua continuação) em Espanha, é lá com eles, e todos terão as suas razões.

O que me espanta é ver republicanos portugueses fascinados com a Monarquia em Espanha, e criticarem lá as manifestações republicanas. A esses, venho lembrar uma coisa: já não falo dos custos da Monarquia (o que num país com as caríssimas mordomias politicas que nós temos, sem equivalência no Ocidente, nem deve impressionar muito); saliento apenas notícias que vi na imprensa espanhola, sobre o empenho do primeiro-ministro Rajoy e do Rei Juan Carlos (ele mantém o título) em 2 aspectos: garantir-lhe um estatuto digno e economicamente compensado, e uma lei que lhe mantenha a imunidade judicial. E como eu compreendo bem estas preocupações. Ou já se esqueceram que antes de Espanha se escandalizar com os negócios do genríssimo duque de Palma, o próprio Rei surgira em notícias rapidamente abafadas mas nunca desmentidas nos negócios fraudulentos de Mário Conde, Javier de la Rosa e Cólon de Carvajal? Só para falar em alguns que, se fossem desenterrados, talvez o levassem à pildra. Sem falar nos presentes caríssimos e não públicos que ele recebeu, ao arrepio do que acontece com qualquer chefe de Estado europeu, Rei ou Presidente.

Mas a página passou, e é um novo Rei de Espanha, ainda com muitos amigos pessoais portugueses, que cá vem passear e caçar, que recebemos hoje oficialmente em Portugal.

Foto: EPA/Alessandro Bianch

Sem comentários:

Mais lidas da semana