segunda-feira, 7 de julho de 2014

França: TERÁ SARKOZY ENCONTRADO O SEU WATERLOO?



Flávio Aguiar – Carta Maior, colunistas

O ex-presidente Nicolás Sarkozy foi indiciado em investigação judicial, acusado de tentativa de suborno e abuso de poder, junto com seu advogado Thiery Herzog e mais um juiz francês. A acusação se refere à investigação sobre o financiamento de sua campanha de 2007, quando ele teria recebido contribuições secretas, até mesmo do ex-presidente líbio Muhammar Ghadaffi. Sarkozy e seu advogado teriam, segundo a acusação, tentado subornar o juiz encarregado daquele caso em troca de obtenção de um posto elevado na carreira.

Sarkozy foi detido pela polícia durante 15 horas e levado à presença do juiz encarregado desta nova investigação para interrogatório. Terminado este, o juiz decidiu que havia elementos suficientes para abrir a investigação oficial. As condenações, caso os réus sejam de fato processados e considerados culpados, podem chegar a dez anos de prisão.

O processo é um golpe político duro para o ex-presidente, que vinha preparando seu retorno à política, possivelmente candidatando-se à sucessão de François Hollande. A popularidade deste está em baixa, e, por outro lado, não surgiu nenhuma liderança capaz de sobrepor-se à do ex-presidente no seu partido, UMP – União por um Movimento Popular – fundado em 2002 com a fusão de correntes de direita e centro-direita.

Com a ascensão da Frente Nacional, de extrema-direita, e de sua líder, Marine Le Pen, no cenário político francês, Sarkozy vinha fomentando a ideia de ser ele o único político capaz de se contrapor a esta verdadeira “ameaça”. Que Marine Le Pen e sua FN sejam uma ameaça, todos – exceto, naturalmente, seus partidários e simpatizantes em outros países – concordam. Inclusive este articulista.

Marine Le Pen e seu pai – o controverso fundador da FN, Jean-Marie Le Pen – acabam de tomar posse como deputados no Parlamento Europeu, e são reputados os líderes mais fortes do possível bloco de extrema-direita, formado pelos chamados anti-União Europeia e eurocéticos, em Estrasburgo, sede do Legislativo continental. Já marcaram presença na terça-feira, data da posse da nova legislatura, permanecendo sentados, enquanto os demais se levantavam, durante a execução da peça musical “Ode ao Júbilo”, de Ludwig van Beethoven. Outros membros da extrema-direita europeia se levantaram, mas deram as costas para o assento da presidência da casa.

Se a eleição francesa fosse hoje, é possível que Sarkozy ou outro candidato de direita chegasse ao segundo turno, para disputá-lo com Marine Le Pen, eliminando François Hollande. E faz parte da campanha pró-Sarkozy, que teria de reconquistar a liderança da UMP, a ideia de que qualquer outra candidatura, inclusive de seu partido, seria derrotada por ela.

Agora o embrulho do pacote ganhou um novo nó. Tudo pode depender da recuperação do atual presidente nas intenções de voto.

Um outro componente que vem sendo apontado em análises mais recentes é o de que o caso representa um aperto no cerco da polícia e da receita fiscal de nações europeias sobre o financiamento irregular de campanhas eleitorais. A campanha de Sarkozy de 2012 também está sob investigação, embora nada de suspeito tenha sido levantado até o momento. Neste tipo de investigação a novidade foi a decisão de deter o ex-presidente e de levá-lo, digamos, “à força” até a presença do juiz.

Até então, como seguidamente aconteceu, por exemplo, no caso das acusações e até condenação de Silvio Berlusconi, na Itália, o procedimento era de intimar o acusado ou investigado e aguardar seu comparecimento espontâneo.

Por esta razão, Sarkozy alega que o procedimento e as acusações contra ele têm mais fundamento político do que jurídico, e nega ser culpado.

De todo modo, mesmo que no fim não seja condenado, o episódio pode marcar o Waterloo político do ex-presidente.

Leia mais em Carta Maior

No futebol, há mais teias do que aranhas no sótão. Estas, em geral, estão na sala principal, querendo influenciar resultados. Ou nos socavões das máfias das apostas, em cujas bolsas de aposta tudo, desde o resultado final até quem vai fazer tais e quais gols em tal e qual momento.

A postura dos acionistas é uma reação ao que consideram intervenções do governo nas empresas estatais, que prejudicam a rentabilidade das suas ações. Por Igor Felippe, do Escrevinhador.

O Brasil será autossuficiente em petróleo a partir do ano que vem e a empresa iniciará um período virtuoso marcado pelo aumento de sua produção.

Sem comentários:

Mais lidas da semana