sábado, 5 de julho de 2014

PR: Insegurança e desemprego em Cabo Verde precisam de ser resolvidos




A insegurança e o desemprego são "grandes problemas" que precisam ser resolvidos em Cabo Verde, com um "crescimento mais robusto e sustentado" da economia e adoção de políticas adequadas afirmou hoje o Presidente cabo-verdiano.

Em declarações à agência Inforpress por ocasião do 39.º aniversário da independência de Cabo Verde, que se celebra no sábado, Jorge Carlos Fonseca salientou que a insegurança e o desemprego no país já atingiram níveis que preocupam "grandemente" a população e defendeu a adoção de "políticas adequadas, eficientes e inteligentes", que não ponham em causa o núcleo essencial do Estado de direito.

Em relação ao desemprego - que atinge os 16,7% globalmente no país e mais de 30% entre os jovens -, Jorge Carlos Fonseca defendeu que é necessário um "crescimento mais robusto e sustentado" da economia.

Nos 39 anos da independência de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca considerou ser o momento para o país fazer uma avaliação "profunda" dos ganhos e conquistas alcançados e procurar pistas para melhorar o bem-estar das pessoas.

"Quando falo de qualidade de vida e bem-estar, penso nos critérios como a justiça social e a equidade. Estamos no momento em que temos de reduzir os níveis de pobreza. Temos de atenuar grandemente as desigualdades sociais e de reduzir de forma significativa as assimetrias entre as regiões e as ilhas", reforçou.

Instado a fazer uma avaliação do percurso do país desde 1975, Jorge Carlos Fonseca notou que a qualidade de vida dos cabo-verdianos teve "melhorias consideráveis", frisando, no entanto, que é necessário atingir níveis "bem mais audaciosos e ambiciosos".

"Estando perto de um marco simbólico, 40 anos de independência, o país tem de criar as condições para que as pessoas tenham mais saúde, solidariedade social, proteção social e segurança e níveis de ensino de mais qualidade, liberdade e democracia", disse.

A criação de um sistema de educação "muito qualificado" e a modernização do sistema de justiça foram outros desafios apontados pelo presidente de Cabo Verde, que já se encontra em São Vicente, onde este ano acontece o ato central das comemorações do 39.º aniversário da independência do país.


Sem comentários:

Mais lidas da semana