quinta-feira, 3 de julho de 2014

São Tomé e Príncipe, Banco árabe e ONU financiam projeto de abastecimento de água




O Banco Árabe de Desenvolvimento Agrícola (BADEA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) vão financiar um projeto de abastecimento e tratamento de água a três comunidades rurais em São Tomé e Príncipe, anunciou hoje o Governo.

O projeto está orçado em 7,5 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) e é um donativo concedido pelo BADEA e pelo FIDA, com uma comparticipação de 500 mil euros do Governo de São Tomé e Príncipe, disse hoje à Lusa o secretário de Estado dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, José Maria Fonseca.

O projeto de tratamento e abastecimento de água, cujas obras já se iniciaram, vai beneficiar mais de 15 mil habitantes da cidade de Neves, Ponta Figo, Monte Forte e Ribana, que há cerca de 20 anos utilizam apenas a água do principal rio desse distrito para consumo e outras atividades domésticas.

José Maria Fonseca considerou a execução deste projeto como "um primeiro passo para satisfazer as necessidades básicas" dessas populações.

O presidente da Câmara distrital de Lembá, Albertino Barros disse, por seu lado, que a materialização de uma nova conduta de água para abastecer essas comunidades "traz um alívio" para a autarquia, tendo em conta a diminuição do caudal do rio no período seco da gravara e a possibilidade de se evitar doenças transmitidas através de água contaminada.

Domingas Cabral, uma residente na comunidade agrícola de Ribana, explicou a Lusa que a população local usa a água do rio e no período da chuva, "com a cheia é uma água suja", mas que é usada "assim mesmo".

Neves é a capital do Distrito de Lembá que como Ponta Figo, Monte Forte e Ribana situam-se mais de 30 quilómetros a norte da ilha de são Tomé.

O projeto contempla a construção de depósitos de captação, tratamento e linhas de conduta e abastecimento de água à população e deverá estar concluído dentro de 15 meses.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana