sábado, 5 de julho de 2014

Timor-Leste: FRETILIN SOLICITA DEMISSÃO DA MINISTRA DAS FINANÇAS




O partido da Fretilin solicitou ao Primeiro-ministro Xanana Gusmão que demita a ministra das Finanças, Emília Pires, na sequência da falta de explicações no parlamento sobre o caso de um consultor do governo, que foi detido recentemente pelas autoridades dos EUA, segundo notícia no Timor Digital.

Bobby Aji-Boye foi recrutado para trabalhar para o Ministério das Finanças entre 2010 e 2012, como conselheiro para a contabilidade.

O suspeito foi detido pelo FBI no aeroporto de Nova Jersey, há duas semanas, por ter supostamente orquestrado um esquema de fraude a uma nação estrangeira, em mais de 3,5 milhões de dólares.


Bobby Aji-Boye, com 50 anos de idade, de Franklin Lakes, New Jersey, é acusado de conspiração e fraude eletrónica em seis acusações.

A partir de Julho de 2010, Boye trabalhou como consultor jurídico internacional para a nação lesada, que é referida na denúncia como «País A», disse a acusação.


Boye foi ainda acusado de enganar representantes de Timor-Leste, para a adjudicação do contrato lucrativo para a empresa «Opus & Best», um falso escritório de advocacia de Nova Iorque. 



Na semana passada, o Parlamento Nacional instou a ministra das Finanças a explicar o caso aos seus representantes. No entanto, não houve resposta positiva de Emília Pires. Uma fonte do Ministério das Finanças disse que a ministra viajou para a Austrália.


A reacção de Emília Pires não foi aceite pelos deputados da Fretilin, que consideram um ato irresponsável.



«Estamos muito preocupados com o acto da ministra. É preciso substituí-la se houver outro trabalho para ela fazer em Timor-Leste», referiu Eládio Faculto, membro do grupo parlamentar da Fretilin. 



A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares Maria Viegas, disse que Emília Pires está atcualmente na Austrália.




O vice-Primeiro-ministro Fernando La Sama de Araújo disse que o trabalho da ministra das Finanças foi controlado pelo Primeiro-ministro, e acredita que Emília Pires irá explicar o sucedido.

Timor Digital - (c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana