sábado, 5 de julho de 2014

Estados Unidos da América apoiam Timor-Leste a aumentar acesso à justiça




Díli, 04 jul (Lusa) - O Tribunal de Recurso de Timor-Leste e a organização para o desenvolvimento Counterpart International assinaram um acordo para fortalecer os tribunais distritais e aumentar o acesso à justiça, anunciou hoje em comunicado a embaixada dos Estados Unidos.

O acordo foi assinado no âmbito do programa criado pela Agência Internacional de Desenvolvimento norte-americana (USAID) "Ba Distrito", que está a ser executado pela Counterpart International em parceria com a Tetra Tech DPK.

Com um orçamento de seis milhões de dólares para um período de quatro anos, o programa "Ba Distrito", tem como objetivo geral fortalecer a governação local e melhorar o acesso à justiça.

"O Ba Distrito visa apoiar os esforços do governo de Timor-Leste para fazer chegar a justiça mais perto das comunidade rurais através da prestação de serviços de assistência jurídica às populações mais pobres e no fortalecimento dos tribunais distritais", refere o comunicado.

Segundo o documento, a fazer piloto do projeto vai ser implementada nos distritos de Baucau e Oecussi.

Segundo presidente do Tribunal de Recurso, Guilhermino da Silva, o programa vai "expandir a justiça para as áreas rurais e acelerar a resolução de processos nos tribunais".

"Ba Distrito vai trabalhar em conjunto com os tribunais de distrito para identificar e priorizar as áreas a melhorar. Com esta abordagem, o Ba Distrito vai conseguir ser capaz de implementar mudanças que vão melhorar o acesso à justiça das populações mais vulneráveis e pobres", afirmou Carolyn Tanner, da Counterpart International.

O programa vai decorrer até setembro de 2017 e prevê-se que seja também implementado nos distritos de Covalima, Ermera e Liquiçá.

MSE // FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana