terça-feira, 26 de agosto de 2014

Referendo sobre sufrágio universal em Macau com 6.377 votos ao terceiro dia




Macau, China, 26 ago (Lusa) -- O referendo informal sobre o sufrágio universal em Macau, que arrancou no domingo, promovido por três associações pró-democracia, contava hoje com um total de 6.377 votos.

De acordo com a página do referendo 'online'-- macau2014.org -- até às 10:00 locais (03:00 em Lisboa) 6.377 pessoas votaram na consulta lançada pelas associações Consciência de Macau, Juventude Dinâmica de Macau e Sociedade Aberta de Macau.

A votação coincide com o período de campanha eleitoral do único candidato a chefe do Executivo, o atual líder do Governo, Fernando Chui Sai On.

Na próxima eleição, a realizar no próximo dia 31, mantém-se o método de escolha por um colégio eleitoral, desta feita, composto por 400 membros, mais 100 do que há cinco anos.
Lançado para decorrer até dia 30, o referendo questiona a confiança da população relativamente ao chefe do Executivo e a implementação do voto por sufrágio universal para a eleição em 2019.

No dia do arranque do referendo, quatro voluntários envolvidos na realização do referendo foram detidos, a par de Jason Chao, líder de duas associações promotoras da iniciativa. Os cinco foram colocados em liberdade várias horas depois.

DM/FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana