segunda-feira, 4 de agosto de 2014

São Tomé e Príncipe: Gabriel Costa representa o país na cimeira EUA/África




São Tomé, 04 Ago (STP-Press) - São Tomé e Príncipe confirmou a sua participação na cimeira de 5 à 6 deste mês entre EUA e África e tem a caminho de Washington o seu Primeiro – Ministro em representação do Chefe de Estado santomense, Manuel Pinto da Costa, apurou hoje, a STP-Press.

A delegação santomense que deixou o país, sábado último e que integra a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Natália Umbilina Neto e Paulo Jorge do Espírito Santo, Assessor Diplomático de Manuel Pinto da Costa, é conduzida pelo Primeiro-Ministro Gabriel Costa.

Interrogado no aeroporto internacional de São Tomé momentos antes de deixar o país pelos jornalistas, o governante disse que alimenta fundadas expectativas nesta conferência promovida pelo presidente Barak Obama e líderes africanos, sobretudo, no plano de segurança e relançamento de África no mundo global.

Pontuou ainda no que se refere a situação de segurança, preocupações de Estados africanas com a situação de instabilidade na político militar na RDC e na RCA cujos processos negociais são pilotados pelo chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos.

Temas como saúde, vida selvagem, energia, comércio e investimentos em África, bem como paz e segurança no continente, fazem parte da agenda oficial da cimeira, subordinada ao tema"Investir na próxima geração", onde foram convidados mais de 50 chefes de Estado e de governo dos países africanos.

A conferência visa, também, reforçar os laços com os países do continente africano uma vez que a iniciativa permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África bem como o compromisso dos EUA com a segurança no continente, o seu progresso e bem-estar dos seus povos.


Sem comentários:

Mais lidas da semana