quarta-feira, 13 de agosto de 2014

SEGURANÇA REGIONAL AVALIADA EM CIMEIRA DE LUANDA




Os Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) reúnem-se amanhã em Luanda, para analisar a situação de segurança na região.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a cimeira, a segunda do género, decorre no Centro de Convenções de Talatona e vai contar com a presença de Angola, Congo, República Democrática do Congo, Ruanda, Uganda e, como convidados especiais, os presidentes da África do Sul e da Tanzânia.

Ontem, realizou-se a reunião dos chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas dos países membros da CIRGL, enquanto para hoje está prevista a reunião dos ministros da Defesa.

Em Março deste ano, a mini cimeira de Luanda dos Chefes de Estado e de Governo dos Grandes Lagos aprovou a adopção de acções militares contra os rebeldes activos no leste da República Democrática do Congo (RDC), desencadeadas contra os movimentos rebeldes naquela área que persistirem em não desarmar.

Na cerimónia de abertura, o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, antifrião do evento e presidente em exercício da Conferência Internacional da região dos Grandes Lagos, salientou a importância de neutralizar os grupos rebeldes a operar no leste da República Democrática do Congo, consideradas “forças negativas\" - o ADF e a FDRL.

Jornal de Angola


Sem comentários:

Mais lidas da semana