quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Amnistia Internacional exorta parlamento timorense a fazer alterações à lei da imprensa




Díli, 11 set (Lusa) - A Amnistia Internacional (AI) exortou hoje o parlamento de Timor-Leste a fazer alterações à lei da imprensa em conformidade com a decisão do Tribunal de Recurso do país, que considerou alguns artigos inconstitucionais.

"A Amnistia Internacional apela ao parlamento de Timor-Leste para que garanta que a lei é revista em conformidade com o direito internacional, os direitos humanos e a liberdade de expressão, em particular, para garantir que não vai restringir o trabalho legítimo dos jornalistas", refere a AI, em comunicado.

"A organização está preocupada que o parlamento possa avançar com a ratificação da lei, o que poderia sufocar a liberdade de expressão no país", acrescenta.

Segundo a AI, ativistas timorenses acreditam que a "lei foi promulgada para impedir os jornalistas locais e estrangeiros de informar sobre os supostos atos de corrupção, nepotismo e má gestão financeira em Timor-Leste".

A contestada lei da imprensa timorense foi aprovada pelo parlamento nacional em maio de 2014, mas o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, enviou a lei para o Tribunal de Recurso, que considerou que certas disposições violam a Constituição.

MSE // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana