segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Angola: Jovens devem transformar os ganhos da paz em factor de desenvolvimento




Luanda - A juventude tem o dever e a responsabilidade de manter os ganhos da paz e transformá-los em factor de desenvolvimento em prol das famílias, defendeu na sexta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Cláudio Aguiar.

Cláudio Aguiar, que discursava no workshop subordinado ao tema “A Juventude e a Cultura de Paz”, promovido pelo CNJ em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), frisou que para o efeito é necessário estarem todos unidos independentemente das convicções político-partidárias ou credo religioso.

Porque com a paz, realçou a fonte, “temos as premissas para garantir o desenvolvimento real tal como tem sido nos últimos 12 anos de paz afectiva”.

De acordo com o responsável, o engajamento do CNJ em prol da promoção por uma cultura de paz no seio da juventude, é uma tarefa inegociável por se constituir num factor determinante para a materialização dos sonhos da juventude.

Por outro lado, Cláudio Aguiar sublinhou que a realização do workshop serviu para reforçar o compromisso assumido pela juventude angolana, aquando da realização do primeiro fórum por uma cultura de paz em África, que Angola acolheu em Março de 2013.

Ao longo do evento foram dissertados três temas, designadamente “A Paz como factor catalisador do crescimento económico e os seus ganhos na sociedade angolana”, “O papel da juventude na promoção de uma Cultura de paz” e “O contributo da igreja na promoção da Cultura de Paz”.

O workshop que decorreu sob o lema "Por um Dia de Paz", enquadrou-se nas comemorações do Dia Internacional da Paz, a assinalar-se no próximo dia 21 de Setembro, e visou promover a cultura de paz no seio da juventude angolana e africana em geral, bem como reafirmar a declaração de compromissos assumidos durante o Fórum pela cultura de paz.

Angop

Sem comentários:

Mais lidas da semana