quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Chile lembra 41 anos de golpe que derrubou Allende e levou país à ditadura de Pinochet



Opera Mundi, São Paulo

Releia especial de Opera Mundi sobre causas e consequências da data histórica, que deixou marcas até hoje entre os chilenos

Em meio à repercussão em torno da explosão de uma bomba no metrô de Santiago na última segunda-feira (08/09), classificada como "ato terrorista" pelo governo de Michelle Bachelet, o Chile relembra nesta quinta-feira (11/09) o 41º aniversário do golpe de Estado que derrubou o então presidente Salvador Allende em 1973.

Antes do atentado às torres do World Trade Center, a data já era relembrada entre os chilenos por outro ataque histórico: o bombardeio do Palácio de La Moneda. Na ocasião, a ação militar foi precedida por um período de alta polarização política e convulsão econômica e social para derrocar o então líder socialista Salvador Allende e o governo esquerdista da Unidade Popular.

O golpe foi planejado inicialmente por um setor da Marinha com apoio dos Estados Unidos, então liderado por Richard Nixon. Posteriormente, a ela, se juntaram generais do alto comando das Forças Armadas, representado pelo chefe do Exército, Augusto Pinochet, que assumiu o comando.

Relembre o especial completo realizado por Opera Mundi em Santiago na ocasião dos 40 anos do golpe que mostram causas e consequências daquela data histórica:


Leia mais em Opera Mundi

Sem comentários:

Mais lidas da semana