sábado, 13 de setembro de 2014

China desaconselha viagens às Filipinas após rapto e ameaça de ataques




Pequim, 13 set (Lusa) -- A China emitiu um alerta em que desaconselha os seus cidadãos a viajarem para as Filipinas, depois do rapto de uma adolescente chinesa e da detenção de um grupo que alegadamente planeava atacar a embaixada em Manila.

"Atendendo a que a situação de segurança nas Filipinas se está a deteriorar, o serviço consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros pede aos seus cidadãos para não viajarem para as Filipinas por enquanto", refere um comunicado oficial emitido na sexta-feira.

A advertência surge depois de, na quinta-feira, Li Peizhi, de 18 anos, ter sido raptada na localidade de Kabasalan, na província filipina de Zamboanga Sibugay, quando trabalhava no estabelecimento gerido pela sua família, por um grupo de homens armados.

A recomendação acontece também após as autoridades filipinas terem detido, no passado dia 01, três homens no aeroporto de Manila que alegadamente estariam a planear fazer explodir várias botijas de gás em diversos locais e "bombardear" a embaixada da China em Manila.

Mais tarde, as forças militares filipinas relativizaram a ameaça considerando não ser "séria".

DM // DM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana