sábado, 13 de setembro de 2014

Vice-PM da China destaca turismo como pilar do crescimento económico




Macau, China, 13 set (Lusa) -- A 8.ª Reunião Ministerial do Turismo da Associação de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC) arrancou hoje em Macau, com o vice-primeiro-ministro da China a destacar o turismo como um dos pilares do crescimento económico.

"Perante o cenário da frágil recuperação da economia mundial, a região Ásia-Pacífico deve desenvolver o turismo como motor de crescimento e desenvolvimento, bem como a criação de emprego", disse Wang Yang.

Também a ministra do Turismo e das Indústrias Criativas da Indonésia, Mari Elka Pangestu, sublinhou a dimensão económica do turismo a nível mundial, afirmando que "é importante reconhecer que turismo não é só sol, praia e divertimento".

"O mercado de turismo da Ásia-Pacífico é o maior do mundo e o que cresce mais rápido. A indústria de turismo e viagens é o terceiro maior setor a nível mundial em termos económicos, depois do automóvel e dos serviços financeiros. E também é importante para a criação de emprego: um em cada 11 empregos é gerado pelo turismo, e uma região como Macau percebe isso", observou.

À semelhança de Wang Yang, Mari Elka Pangestu abordou também questões como a facilitação dos vistos e acessibilidade das viagens sem sacrifício dos princípios da segurança: "Não estamos aqui só a falar de cooperação, fomos desafiados a trazer ideias e planos de ação concretos (...) Hoje esperamos discutir, e adotar planos concretos para a criação de um plano estratégico de turismo da APEC".

Por fim, a ministra da Indonésia disse acreditar em números: "Esta é a 8.ª Reunião Ministerial do Turismo da APEC. Temos o objetivo de ter 800 milhões de turistas em 2025. Isso quer dizer que temos de duplicar o número de turistas na região. Na China o número oito é muito auspicioso porque representa a continuidade, por isso acredito que hoje é o início auspicioso para um novo futuro na cooperação e desenvolvimento do turismo na Ásia-Pacífico".

A 8.ª Reunião Ministerial do Turismo da APEC reúne 152 participantes, incluindo ministros de turismo ou representantes das 21 economias membros da Ásia-Pacífico e delegados de organizações internacionais de turismo.

Os temas dos encontros incluem a integração, transformação e crescimento dos mercados de turismo da Ásia-Pacífico, promoção do uso da tecnologia no turismo, intercomunicação e conetividade da indústria de viagens da região, incentivo ao desenvolvimento do turismo com baixo teor de carbono, e cooperação entre os operadores de turismo.

No final da reunião de hoje, será aprovado um memorando designado "Declaração de Macau", no qual deverão constar as tendências e plano de ação na Ásia-Pacífico para os próximos anos.

FV // DM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana