segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Quase metade dos moçambicanos não tem acesso a cuidados primários




Quase metade da população em Moçambique não tem acesso a cuidados de saúde básicos. A rede de unidades sanitárias cobre apenas 60 por cento de moçambicanos.

Moçambique tem 1 225 unidades sanitárias, uma rede que cobre 60% da população. Ou seja, cerca de 10 milhões de moçambicanos estão excluídos da assistência sanitária de nível primário. A insuficiência de unidades sanitárias no país compromete o estado de saúde pública dos moçambicanos.

“Nós olhamos para os grandes desafios identificados no plano estratégico do sector de saúde, o desenvolvimento da rede sanitária, a disponibilidade de recursos humanos na área específica, aspectos cruciais que ditam a qualidade na prestação de serviços no sector de saúde. Nós sabemos que a cobertura da rede sanitária não é a ideal, não vai para além dos 60 por cento, o rácio do trabalhador de saúde por habitante ainda é elevado”, disse o porta-voz da Reunião Nacional de Saúde Pública.

Por insuficiência de unidades sanitárias no país muitas mães ainda realizam partos sem nenhuma assistência especializada, facto que compromete a redução das taxas de mortalidade materna. Dados do MISAU indicam que em cada 100 mil mulheres que dão à luz, 408 morrem.

 O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana