quinta-feira, 9 de outubro de 2014

China: Arranca no Twitter campanha para ocupar praça de Tiananmen com guarda-chuvas




Pequim, 09 out (Lusa) -- Uma campanha intitulada "Occupy Tiananmen" começou a circular na rede social Twitter, na qual se pede aos cidadãos que saiam às ruas da capital chinesa com guarda-chuvas no sábado, em solidariedade para com o movimento pró-democracia em Hong Kong.

A 'convocatória' pede às pessoas que saiam para as ruas de Pequim entre as 11:00 e as 17:00 com guarda-chuvas, objeto que se tornou um símbolo dos protestos em Hong Kong, em particular para a Praça de Tiananmen, palco da repressão do movimento estudantil em 1989, escreve hoje a agência Efe.

Sem se saber com certeza a origem do 'hashtag' (etiqueta), acredita-se que poderá ter como proveniência Hong Kong, já que a mensagem original está escrita em carateres chineses ao estilo da antiga colónia britânica e, além disso, o Twitter não está censurado na Região, ao contrário do que sucede no interior da China, onde o acesso é apenas possível através de uma VPN (Virtual Private Network), o que permite fugir à chamada Grande Muralha 'Firewall' da China.

Apesar de a campanha já ter tido eco, alguns utilizadores da rede social e ativistas de direitos humanos de Hong Kong questionam-se acerca da sua viabilidade, uma vez que essa praça é um dos locais mais vigiados e protegidos pela China.

Até à tarde de hoje não foram reportadas informações relativas à realização de iniciativas idênticas noutros lugares da China.

Os protestos na antiga colónia britânica arrancaram a 28 de setembro, no culminar de uma semana de boicote às aulas por parte dos estudantes, contra a recusa de Pequim em permitir sufrágio universal pleno na Região Administrativa Especial.

O arranque do diálogo entre representantes dos estudantes e o Governo estava marcado para sexta-feira, dia 10, mas o início das negociações foi rompido esta tarde pela administração de CY Leung.

DM/FV // APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana