segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MNE TIMORENSE EM PORTUGAL PARA DISCUTIR GUINÉ-BISSAU COM CPLP




Díli, 13 out (Lusa) - O chefe da diplomacia de Timor-Leste, José Luís Guterres, vai estar hoje em Lisboa, Portugal, para uma reunião com o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, sobre a Guiné-Bissau.

No encontro, José Luís Guterres vai discutir a realização da próxima reunião extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, a realizar no próximo dia 29, refere em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.

"Vamos discutir o processo de estabilização política e institucional da Guiné-Bissau, designadamente a coordenação diplomática à assistência financeira do Programa de Urgência do Governo da Guiné-Bissau, bem como o apoio técnico à reforma do setor de defesa e segurança", refere, citado no comunicado, José Luís Guterres.

O Programa de Urgência do Governo da Guiné-Bissau pretende estabilizar setores mais afetados pela crise política, nomeadamente a regularização dos salários em atraso na função pública, a educação, agricultura e saúde.

Timor-Leste assumiu em julho pela primeira vez a presidência rotativa da CPLP.

De Portugal, o ministro timorense segue para Itália, onde vai participar como orador no 10.º Encontro da Global China Business.

"A China sempre manifestou a sua vontade em continuar a prestar ajuda a Timor-Leste. Da nossa parte, valorizamos a amizade com a China assim como o apoio que nos tem dado nas áreas política, económica, comercial, energia, agricultura, defesa e segurança", sublinha, no comunicado, o ministro.

MSE // DM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana