quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Angola: Kamulingue e Cassule foram mortos "por ordem superior"




Dois dos sete réus confirmam terem participado nos raptos no julgamento que decorre em Luanda.

Voz da América

Os activistas Isaías Cassule e Alves Kamulingue foram mortos por “orientação superior”, disseram em tribunal dois dos acusados do rapto e assassinato.

A acusação foi feita perante o juíz Carlos Baltazar por  Manuel Miranda, antigo investigador do distrito urbano da Ingombota, e   Luís Miranda, ex-chefe dos serviços de informação do Comando de Divisão da Ingombota, que confessaram ter sido os autores do rapto de  Alves Kamulingue.

Eles disseram, contudo,  desconhecer quem disparou mortalmente contra o activista, ao mesmo tempo que confessaram  que a morte de Cassule e Kamulingue tinha sido uma orientação superior.

Um dos advogados da defesa, patrocinada pela Associação Mãos Livres,  é citado pela imprensa em Luanda como tendo dito na ocasião ser  preciso saber quem foram os autores morais dos assassinatos de Cassule e Kamulingue escondidos por detrás das “ordens superiores”.

Estão detidos neste processo sete operativos dos serviços secretos em Luanda  e ainda  o delegado e o seu adjunto, António Gamboa Vieira Lopes e Paulo Mota, respectivamente.

O julgamento que recomeçou esta semana  havia sido suspenso devido à promoção a brigadeiro de António Vieira Lopes, um dos arguidos, entretanto já revogada,  que forçou  o Tribunal Provincial de Luanda a declarar-se, na altura, incompetente para julgar o caso.

Alves Kamulingue e Isaías Cassule foram  assassinados em 2012 quando tentavam organizar uma manifestação, que visava exigir do Governo angolano o pagamento de salários em atraso e uma indemnização, enquanto antigos membros da Unidade de Guarda Presidencial (UGP).

Sem comentários:

Mais lidas da semana