terça-feira, 25 de novembro de 2014

Exército birmanês liberta 80 crianças-soldado como parte de acordo com a Unicef




Banguecoque, 25 nov (Lusa) -- O Exército da Birmânia libertou 80 crianças-soldado que recrutou ilegalmente, como parte de um acordo assinado em 2012 com a Unicef, para acabar com aquela prática e reintegrar os alistados, informa hoje a imprensa local.

"Um universo de 553 crianças-soldado foi desmobilizado das Forças Armadas, das quais 376 foram libertadas em 2014", anunciou a Unicef num comunicado citado pelo site Irrawaddy.

A cerimónia militar de desmobilização teve lugar na segunda-feira e os jovens formados, todos menores de idade quando entraram no Exército, vão receber assistência da agência da ONU para retomar as suas vidas e a educação.

Além de um acordo com o Governo, a Unicef anunciou a intenção de encetar o diálogo com as guerrilhas das minorias étnicas para erradicar o recrutamento de menores de idade.

Segundo a ONU, várias contam com crianças nas suas fileiras.

Depois de quase meio século de ditadura militar, a Birmânia iniciou, em 2011, um processo de reformas políticas, económicas e sociais, reconheceram a oposição democrática, autorizaram as reuniões públicas e os sindicatos, abriram fronteiras e encetaram negociações de paz com as minorias étnicas armadas, entre outras medidas.

DM // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana