segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Inquérito/BES: Costa admite que se pudesse tinha afastado Ricardo Salgado mais cedo




O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, realçou hoje no parlamento que o supervisor não tinha poderes consagrados na lei para afastar a equipa de gestão do BES, liderada por Ricardo Salgado, mais cedo do que fez.

A resposta surgiu na sequência de uma pergunta do deputados do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos. Porque é que não afastou Ricardo Salgado mais cedo e só em Junho de 2014? Por que não o fez antes? O governador respondeu que não tinha os poderes necessários e lembra que Salgado chegou a apresentar um parecer de dois catedráticos de Coimbra para demonstrar que o Banco de Portugal não lhe podia retirar a idoneidade. Mas Carlos Costa não escondeu que «se pudera, faria».

Pedro Nuno Santos questionou, ainda, Carlos Costa por que razão Ricardo Salgado não foi afastado antes do aumento de capital, em Junho, ao que o governador respondeu que em abril já havia um plano de afastamento da família Espírito Santo e que o relatório final da auditoria da KPMG só foi entregue em Maio.

O questão acabou por ser recuperada pelo CDS/PP, através da deputada Cecília Meireles, que quis saber por que motivo o governador do Banco de Portugal não afastou Ricardo Salgado logo que surgiram notícias sobre os 14 milhões de euros que o banqueiro recebeu do construtor José Guilherme. Carlos Costa disse que na altura não existiam dados para retirar a idoneidade a Ricardo Salgado e que era necessário assegurar a estabilidade do sistema.

TSF - foto Global Imagens/ Tiago Petinga

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana