segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MAIS MULHERES COM ACESSO À CONTRACEÇÃO EM TIMOR-LESTE




Londres, 03 nov (Lusa) - A contraceção chegou a mais mulheres em Timor-Leste, onde a taxa de acesso foi de 14,9% em 2013, segundo um relatório sobre planeamento familiar publicado hoje em Londres.

Das mulheres timorenses casadas em idade reprodutiva, 45,3% conseguiu acesso à contracepção, enquanto que a taxa de mulheres cuja necessidade não foi satisfeita desceu para 30,8%, refere o estudo elaborado pelas Nações Unidas e Fundação Bill e Melinda Gates.

O documento faz o balanço do progresso desde a Cimeira sobre o Planeamento Familiar que decorreu em Londres em 2012, na qual líderes internacionais se comprometeram a alargar o acesso à contraceção a mais 120 milhões de mulheres nos 69 países mais pobres até 2020.

O uso de métodos contracetivos modernos permite fazer um planeamento familiar mais eficaz, estimando-se que tenham 77 milhões de evitar gravidezes indesejadas naqueles países, protegendo a saúde e a vida de mulheres em risco por causa de abortos inseguros.

O método contracetivo moderno predominante em Timor-Leste é o injetável (71,1%%), seguida de pílula (7,4%), sendo o planeamento familiar mais usado nas zonas urbanas (28,2%) do que nas áreas rurais (18,7%).

BM // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana