domingo, 25 de janeiro de 2015

Espanha: PODEMOS OUVIU UM “TIC-TAC” E QUER FAZER IGUAL AO SYRIZA




"A ESPERANÇA ESTÁ A CHEGAR E O MEDO A PARTIR"

O partido anti-austeridade espanhol Podemos saudou este domingo a vitória do seu aliado grego Syriza, sem esperar pelos resultados oficiais das legislativas gregas e manifestando a expectativa de uma vitória semelhante em Espanha. 

"A esperança está a chegar, o medo está a partir. Syriza, Podemos, vamos vencer", disse o líder do Podemos, Pablo Iglesias, perante cerca de 8.000 militantes em Valência. "Na Grécia, já ouvimos o 'tic tac, tic tac, tic, tac'", afirmou, para ilustrar a "contagem decrescente" para a mudança.

"Queremos ouvi-lo também em Espanha rapidamente", acrescentou. A Espanha realiza em maio eleições municipais e regionais e, em novembro, em princípio, eleições legislativas.

"Dizem que o caos se vai instalar na Grécia. Eu digo que o caos está na Grécia", disse Iglesias, que acompanhou o líder do Syriza, Alexis Tsipras, no último comício em Atenas. "O caos é três milhões de pessoas não receberem assistência sanitária, é 25% de trabalhadores serem pobres apesar de terem um contrato. Não quero que transformem o meu país na Grécia e é por isso que temos de ganhar", referiu Pablo Iglesias. 

Criado há cerca de um ano para denunciar a austeridade e a corrupção das elites, o Podemos está quase empatado com os conservadores nas sondagens. Em maio passado, nas eleições europeias, o partido elegeu cinco deputados, contra todas as previsões. 

As primeiras projeções divulgadas na Grécia após o encerramento das urnas apontam para uma vitória do Syriza com 35,5% a 39,5%, à frente da Nova Democracia (direita), do primeiro-ministro cessante Antonis Samaras, com 23% a 27%. 

Expresso - Foto: Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana