quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

GRIPE “DEVORA” VIDAS EM HONG KONG E GOVERNO DÁ INSTRUÇÕES DE LINGUAGEM




Gripe já matou 237 pessoas este ano em Hong Kong

Hong Kong, China, 18 fev (Lusa) -- O número de vítimas mortais da gripe em Hong Kong este ano subiu para 237, depois de nove pessoas terem morrido nas últimas 24 horas, noticiou hoje a estação pública local de rádio e televisão (RTHK).

Cerca de 95% das vítimas mortais são pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

O Centro para a Proteção da Saúde de Hong Kong aconselhou os idosos a vacinarem-se contra a gripe, como forma de reduzir a gravidade da doença assim como a probabilidade de hospitalização e morte.

FV // JMR

Governo de Hong Kong dá instruções sobre linguagem a utilizar em questões de soberania

Hong Kong, China, 18 fev (Lusa) - O Governo de Hong Kong deu instruções aos funcionários públicos para uniformizarem os termos usados para descrever questões de soberania e a relação do território com a China continental, noticia hoje o jornal South China Morning Post.

De acordo com o diário, os funcionários públicos receberam na terça-feira uma circular em chinês e inglês, a que o jornal teve acesso, sobre o "Uso correto de terminologia", no qual é explicado que "os departamentos não devem usar a expressão ?Relações China-Hong Kong'" mas antes "Relações China Continental-Hong Kong".

A função pública recebeu também indicações para não usar o termo "reunificação" para descrever a transferência de Hong Kong do Reino Unido para a China, já que essa expressão "deve apenas ser usada no contexto da questão de Taiwan". O termo correto é, então, "regresso à China/ à Pátria" ou "recomeço do exercício de soberania em Hong Kong".

Também o termo "administração" deve ser evitado quando em referência à autoridade executiva, sendo "Governo" a palavra indicada, afirma a circular.

ISG// PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana