segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PRESIDENTE TIMORENSE CONFIRMA QUE ACEITOU A DEMISSÃO DE XANANA GUSMÃO




Díli, 09 fev (Lusa) - O Presidente da República timorense informou hoje ter aceitado o pedido de demissão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, iniciando agora o processo de constituição do novo Governo que espera estar terminado no final desta semana.

Em comunicado divulgado ao inicio da tarde na sua página oficial na internet, a Presidência da República revela que "depois da reunião do Conselho de Estado", o Presidente "Taur Matan Ruak informa que aceitou o pedido de demissão do Primeiro-Ministro, apresentado no passado dia 05 de fevereiro".

"A demissão do Primeiro-Ministro tem como consequência a demissão do Governo, nos termos da Constituição", refere.

O Presidente da República "dará agora início ao processo de constituição do novo Governo, com a audição dos partidos políticos com representação parlamentar".

"Espera-se que o processo de constituição do Governo esteja concluído até ao final desta semana", conclui o comunicado.

A Presidência da República divulgou hoje um 'post' através da rede social facebook em que confirma que a tomada de posse do novo Governo será às 15:00 (hora local, 06:00 em Lisboa) na sexta-feira.

Hoje à tarde Taur Matan Ruak inicia os contactos previstos com os quatro partidos com assento parlamentar, por ordem crescente de tamanho da bancada.

Hoje estão previstos encontros com a Frente Mudança e com o Partido Democrático e na terça-feira com o Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT) e com a Fretilin.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana