segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Partidos da coligação mantêm dúvidas sobre apoio a Rui Araújo para chefia de governo timorense




Díli, 09 fev (Lusa) - Os líderes de dois dos partidos da coligação de Governo em Timor-Leste, PD e FM, mantiveram hoje as dúvidas sobre se apoiam ou não a indigitação de Rui Araújo, do comité central da Fretilin (na oposição), como novo primeiro-ministro.

Responsáveis do Partido Democrático (PD) - que tem oito deputados - e da Frente Mudança (FM) - dois deputados - foram hoje convocados pelo Presidente da República, Taur Matan Ruak, no arranque da ronda de contactos com os partidos políticos com representação parlamentar.

À saída do encontro com o chefe de Estado, Mariano Sabino, secretário-geral do PD (integrava uma delegação de 10 pessoas) e atual ministro da Agricultura e Pescas, fez uma curta declaração, escusando-se a confirmar o apoio a qualquer nome.

Em vez disso, reiterou a confiança no primeiro-ministro demissionário, Xanana Gusmão, e no chefe de Estado, Taur Matan Ruak, para conduzir o processo em curso.

Antes, tinha sido a vez da delegação de seis elementos da FM, liderada por José Luís Guterres, o ainda chefe da diplomacia timorense que, apesar da insistência dos jornalistas, se escusou a confirmar se o seu partido apoia ou não a indigitação de Rui Araújo como primeiro-ministro do VI Governo constitucional.

"Estamos ainda a falar sobre a constituição do novo governo. Vamos continuar consultas com o bloco de governação que existe para ver quem melhor pode garantir estabilidade governativa", afirmou.

"Neste momento não temos nomes mas estamos disponíveis para ver no universo que existe. Acredito que há mais gente em Timor com capacidades para exercer as funções de primeiro-ministro e de membros do Governo", disse ainda.

José Luís Guterres, que tudo indica é um dos elementos do atual Governo que não ficará no próximo executivo, insistiu que, para já está "tudo em aberto" e que o diálogo "com todos os partidos com representação parlamentar" vai continuar.

O líder da FM liderou uma delegação de seis elementos da FM convocada pelo chefe de Estado para apresentar o seu "ponto de vista em relação à atual situação política do país".
Recordando que o seu partido esteve no V Governo com seis elementos, José Luís Guterres agradeceu ao primeiro-ministro demissionário o convite para integrar o executivo.

"Dedicámos todos os nossos esforços e energia para servir o país de uma forma profissional. Podemos dizer que cumprimos o nosso dever e estamos felizes pela nossa prestação enquanto membros do Governo", disse.

Na terça-feira concluem-se as rondas de contactos com os partidos, com um encontro com uma delegação da Fretilin (25 deputados) e uma do maior partido timorense, o CNRT (30 deputados).

Recorde-se que Taur Matan Ruak informou hoje ter aceitado o pedido de demissão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, iniciando o processo de constituição do novo Governo que espera estar terminado no final desta semana.

"Depois da reunião do Conselho de Estado", que decorreu hoje, o Presidente "Taur Matan Ruak informa que aceitou o pedido de demissão do Primeiro-Ministro, apresentado no passado dia 05 de fevereiro", o que "tem como consequência a demissão do Governo, nos termos da Constituição", refere um comunicado da presidência.

Já antes, através do Facebook, a Presidência confirmou que a tomada de posse do novo Governo será às 15:00 (hora local, 06:00 em Lisboa) na sexta-feira.

ASP // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana