quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PRESIDENTE TIMORENSE VOLTA A RECEBER PRIMEIRO-MINISTRO NA QUINTA-FEIRA




Díli, 04 fev (Lusa) - O Presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, recebe na quinta-feira o primeiro-ministro Xanana Gusmão, na segunda reunião entre ambos esta semana, intercaladas por encontros com os partidos com assento parlamentar.

Fonte da Presidência da República disse à agência Lusa que o encontro com Xanana Gusmão está previsto para as 15:00 locais de quinta-feira (06:00 de Lisboa) no Palácio Presidencial.

Os dois líderes encontraram-se na passada segunda-feira, tendo na altura Xanana Gusmão mantido as dúvidas sobre o futuro do seu Governo, confirmando apenas que o chefe de Estado estava a "analisar a situação" e a "ouvir os partidos políticos".

Pouco tempo depois, ainda na segunda-feira, o gabinete do porta-voz do Governo informou que iriam decorrer consultas presidenciais com os partidos e só haveria declarações oficiais mais tarde.

"As consultas presidenciais sobre a restruturação do Governo irão decorrer ao longo desta semana", explicava esse comunicado.

Os encontros com os partidos começaram na terça-feira com Taur Matan Ruak a receber representantes da coligação que apoia o executivo, formada pelo Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), pelo Partido Democrático (PD) e pela Frente Mudança (FM).

Depois dessa reunião, Fernando La Sama de Araújo, líder do PD e atual vice-primeiro-ministro coordenador dos Assuntos Sociais garantiu que ainda não tinha sido apresentado qualquer documento oficial, de demissão, reestruturação ou remodelação do Governo, insistindo que "ainda estão a decorrer conversas".

Hoje foi a vez do encontro com o presidente e secretário-geral da Fretilin, respetivamente Lu'Olo e Mari Alkatiri tendo este último confirmado que Xanana Gusmão, enquanto presidente do CNRT, convidou Rui Araújo para ser o novo primeiro-ministro de Timor-Leste.

"O presidente do CNRT convidou Rui Araújo. Foi convidado para o cargo de primeiro-ministro", disse Alkatiri depois da reunião.

"Foi o presidente do CNRT que convidou o Rui Araújo e uns outros membros da Fretilin para integrar o Governo", explicou.

Questionado pela Lusa, o secretário-geral da Fretilin disse ainda que preferia que Xanana Gusmão, apesar de sair do cargo de primeiro-ministro, continuasse a fazer parte do Governo timorense pelo menos durante este ano, para garantir a transição.

"Eu penso que por algum tempo mais é bom que esteja dentro do Governo para acompanhar essa transição. Não diria até 2017. Mas talvez o 2015 todo para acompanhar o processo. Sou da opinião de que deve estar ainda dentro", afirmou Alkatiri

Nos últimos dias têm-se repetido também os encontros entre o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e representantes dos três partidos da coligação, CNRT, PD e FM, que decorrem na residência do chefe de Governo no bairro de Lecidere, em Díli.

Durante esses encontros, referiram fontes do executivo, alguns dos elementos presentes defenderam junto de Xanana Gusmão uma alternativa a Rui Araújo para o cargo de primeiro-ministro.

"Um dos nomes mais apontados é o de Agio Pereira", disse à Lusa fonte do PD, referindo-se ao atual ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, explicando que no seio da coligação "ainda há algumas dúvidas".

ASP // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana