quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Timor-Leste: Alkatiri confirma que Xanana Gusmão convidou Rui Araújo para primeiro-ministro




Díli, 04 fev (Lusa) - O secretário-geral da Fretilin confirmou hoje que Xanana Gusmão, presidente do maior partido timorense e atual chefe do Governo, convidou Rui Araújo para ser o novo primeiro-ministro de Timor-Leste.

"O presidente do CNRT convidou Rui Araújo. Foi convidado para o cargo de primeiro-ministro", disse hoje Mari Alkatiri depois de acompanhar o presidente do seu partido, Lu'Olo, num encontro com o Presidente da República, Taur Matan Ruak.

"Foi o presidente do CNRT que convidou o Rui Araújo e uns outros membros da Fretilin para integrar o Governo", explicou.

Mari Alkatiri falava depois de participar com o presidente da Fretilin, Lu' Olo, num encontro com o presidente da República que fechou a ronda de consultas presidenciais com os partidos políticos timorenses sobre a reestruturação do Governo.

Questionado pela Lusa o secretário-geral da Fretilin disse ainda que preferia que Xanana Gusmão, apesar de sair do cargo de primeiro-ministro, continuasse a fazer parte do Governo timorense pelo menos durante este ano, para garantir a transição.

"Eu penso que por algum tempo mais é bom que esteja dentro do Governo para acompanhar essa transição. Não diria até 2017. Mas talvez o 2015 todo para acompanhar o processo. Sou da opinião de que deve estar ainda dentro", afirmou.

O encontro de hoje decorreu depois de na terça-feira Taur Matan Ruak ter recebido uma delegação conjunta dos três partidos da coligação pós-eleitoral que em Timor-Leste apoia o Governo liderado por Xanana Gusmão.

Essa coligação é formada pelo Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), pelo Partido Democrático (PD) e pela Frente Mudança (FM).

Nos últimos dias a imprensa timorense tem dado conta de alegados diferendos no seio dos partidos da coligação sobre o apoio ou não à nomeação de Rui Araújo como primeiro-ministro.

Questionado sobre este assunto Mari Alktiri disse que isso era uma questão "interna" da coligação mas recordou o que diz a constituição sobre o processo de formação de Governo.

"Se há um problema interno do CNRT, não quero meter-me nisto. Isso é com eles. Eu não tenho nenhuma aliança com o PD nem com a Frente Mudança. A nossa aliança é com Xanana Gusmão", afirmou.

"Mas a Constituição é clara: diz que o partido mais votado é que indica o primeiro-ministro. Se querem encontrar uma concertação interna no bloco isto é problema deles", afirmou.

Alkatiri explicou que, na conversa com Taur Matan Ruak, a Fretilin confirmou a sua opinião sobre "esta reestruturação, remodelação ou reajustamento" do Governo.

"Nós temos vindo a defender isso, que havia necessidade de fazer remodelação, restruturação e reajustamento", afirmou, rejeitando os comentários dos que dizem que, por causa da remodelação o Governo está parado.

"Só quando há alguma coisa positiva, com fazer remodelação, é que as pessoas dizem que está tudo paralisado. Sempre esteve paralisado. Alguma vez esse Governo funcionou? Só agora é que vai funcionar, daqui para a frente.

Questionado sobre um cenário em que a nomeação de Rui Araújo não mereça apoio do PD e da FM, Alkatiri confirmou que terá sempre apoio da Fretilin.

"A nossa posição veio da Conferência Nacional (da Fretilin). Nós não participamos no Governo mas garantimos o funcionamento do Governo. Por isso mesmo votámos a favor de três orçamentos de Estado. Isso mesmo sem Rui Araújo ou outros membros da Fretilin no Governo", afirmou.

"Não há razão agora para que tendo elementos, que não representado a Fretilin mas sendo da Fretilin no Governo, a Fretilin vá votar contra", explicou.

Sobre os passos a seguir, Alkatiri remeteu informação adicional para o Presidente da República e primeiro-ministro.

"Isto está a ser acordado entre o Presidente da República, o presidente do CNRT e o bloco. Espero que seja o mais breve possível", afirmou.

Fonte da presidência da República disse à Lusa depois da reunião que se espera um comunicado sobre o assunto "entre hoje e amanhã (quinta-feira)".

ASP //FV

Na foto: Mari Alkatiri e Rui Araújo

Sem comentários:

Mais lidas da semana