sexta-feira, 13 de março de 2015

Portugal - Sondagem. Popularidade de Cavaco em queda após declarações sobre Passos




Dados do barómeto de março da Eurosondagem mostram que está em queda a popularidade de todos os líderes partidários, com Portas à cabeça. Quanto a intenções de voto, poucas novidades, com o PS de Costa a liderar.

Depois de semanas agitadas com o tema da dívida de Passos, os dados da Eurosondagem para a SIC e Expresso revelam uma queda geral da popularidade de todos os líderes partidários, bem como do Presidente da República que é, aliás, quem mais desce este mês face ao último barómetro (menos cinco pontos percentuais, fixando-se em  - 6,2%).

Também em queda está a popularidade do primeiro-ministro, com -12%, caindo 2,1 pontos percentuais (p.p.) face a fevereiro, que ‘arrasta’ consigo o Governo (-26,9%, desce 0,7 p.p.) e a Assembleia da República ( -10,2%, desce 0,4 p. p.).

Mas, saliente-se, este cenário é comum a todos os líderes de partidos, com Paulo Portas a registar a maior queda, descendo 0,9 p.p. para os 7,1%), ainda assim em terreno positivo. A popularidade de António Costa também cai (0,6 p.p.), fixando-se nos 11,4%, assim como a de Jerónimo de Sousa, com 4,6% (desce 0,2 p.p.). Já em terreno negativo encontramos a líder do Bloco, Catarina Martins, com -4,5% (desce 0,4p.p.).

Curiosamente, apesar de Portas ser o líder que mais ‘cai’, os centristas são os que registam maior subida nas intenções de voto face ao último barómetro. PS mantém os 38,1%, o PSD, em segundo, desce para os  25,2% (menos 1,5 p.p.), a CDU conquista 9,6% das intenções de voto (sobe 0,6 p.p.), e o CDS 8,1% (sobe 1,2 p.p.).

Quem também recupera é o Bloco, com 4,4% (sobe 0,4 p.p.), enquanto o PDR de Marinho Pinto mantém os 3%, e o LIVRE de Rui Tavares desce para os 2,1% (- 0,1 p.p.).

Este estudo de opinião da Eurosondagem foi realizado entre 5 e 10 de março para a SIC e Expresso. O erro máximo da amostra é de 3,09%, para um grau de probabilidade de 95%.

Ana Lemos – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana