sexta-feira, 13 de março de 2015

ENTRE CAVACO E THOMAZ VENHA O DIABO E ESCOLHA. CAVACO É MUITO PERIGOSO


Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Está em título, que segue em baixo, uma peça de Notícias ao Minuto que cita Vasco Lourenço declarando que “Cavaco Silva é pior do que Américo Thomaz”. Cabe-nos dizer: Entre Cavaco e Thomaz venha o diabo e escolha.

Cavaco é muito mais perigoso do que Thomaz, porque todos os portugueses sabiam muito bem quem era Thomaz e que ele era somente uma figura decorativa no regime ditatorial e fascista de Salazar, nem Thomaz se armava em democrata. Queria era sopas e descanso. O mesmo não podemos dizer de Cavaco. Cavaco é perigoso. Arma-se em democrata. Há décadas que nos procura iludir. Por vezes (muitas) até consegue. Interiormente deve lamentar e repelar-se por não ter a possibilidade plena de ser um ditador que prolongue os seus mandatos e até, muito provavelmente, que numas eleições de fantochada não seja sempre ele o eleito. Mas faz por isso, e vai a todas com capital vindo dos banqueiros e outros capitalistas dos seus círculos. Caso de Oliveira e Costa ou Ricardo Salgado. Ambos criminosos.

Cavaco tem os tiques fascistas do passado, está velho e acabado, dislexo, taramelado, é um cadáver político a que o povo chama múmia entre outros epítetos, é um desastre que se obstinou em manter e apoiar o seu governo de igual desgraça, mas mesmo assim empurra Portugal e os portugueses para caminhos ínvios, perigosos, indignos, para servir a sua ideologia de direita ressabiada, que está longe da democracia constitucional que jurou cumprir e fazer cumprir.

Portugal tem mais um ano de Cavaco Silva pela proa. Vai ser uma navegação muito difícil, com escolhos que continuarão a ferir a democracia. Será ele a aceitar o novo governo a sair das próximas eleições legislativas. Nem as bruxas sabem as dificuldades que por isso poderá causar a futuro governo que não seja de seu agrado, mesmo que seja o PS, do tal Arco da Governação e da Corrupção. Um ato patriótico de Cavaco, ao menos um, seria demitir-se do cargo de presidente da República, para que Portugal e a democracia se pudessem mais rapidamente refazer destes anos de má memória e devastação servil ao grande capital para que Cavaco tem contribuído. Obviamente, demita-se. (MM / PG)
  
Vasco Lourenço: "Cavaco Silva é pior do que Américo Tomás"

No arranque do Congresso da Cidadania, o presidente da Associação 25 de Abril pede uma rutura para com a conjuntura atual de que muito se "envergonha".

O presidente da Associação 25 de Abril diz que muito piorou nos últimos 10 anos. Em entrevista ao Sol, Vasco Lourenço diz-se “envergonhado” por ter Cavaco Silva como Presidente da República: “Cavaco Silva é pior que Américo Tomás. Fica para a História pelos piores motivos possíveis”.

A “falta de autoridade moral” de um primeiro-ministro “que é um mentiroso contumaz” e “situações miseráveis” como ver a “ministra das Finanças sentada ao lado do nazi do ministro alemão”, são também motivo de lamento para Vasco Lourenço.

Perante este cenário, a Associação 25 de Abril, que organiza o Congresso da Cidadania, com início hoje, em Lisboa, pede uma “rutura”, que poderia materializar-se, por exemplo, numa alternativa ao Bloco Central.

O PS podia vir a ser a força transformadora que diz fazer falta a Portugal, mas para isso teria de deixar de ser “o saco de gatos de várias fações a digladiarem-se por interesses”, considera.

A solução socialista podia estar na escolha de um independente para apoiar nas presidenciais. “Costa tem de ter um candidato a Belém que não seja da tribo”, reforçou.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana