sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ex-secretária chefe critica reforma política de Hong Kong




Hong Kong, China, 24 abr (Lusa) -- A antiga secretária chefe de Hong Kong Anson Chan disse hoje que o Governo não está a tentar o seu melhor para dar à população o verdadeiro sufrágio universal no âmbito das suas propostas de reforma política anunciadas na quarta-feira.

Anson Chan, que lidera o 'think thank' Hong Kong 2020, afirmou que o executivo tem recusado aumentar a transparência do processo de nomeação sob o restrito quadro político apresentado por Pequim em agosto passado para a reforma política na antiga colónia britânica.

Citada pela Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK), Anson Chan reiterou que o pacote de propostas não dá verdadeira escolha aos eleitores e apelou aos deputados pan-democratas para votarem contra as propostas quando estas forem apresentadas no Conselho Legislativo (LegCo).

A número dois do Governo, Carrie Lam, anunciou, na quarta-feira, que a primeira votação popular para eleger o chefe do executivo em 2017 decorrerá "em estrita concordância" com a decisão da Assembleia Popular Nacional, no passado mês de agosto.

Essa decisão definiu que os candidatos a líder do Governo devem ser aprovados por uma comissão, vista como próxima de Pequim, o que provocou mais de dois meses de protestos nas ruas da cidade, no final do ano passado.

FV (ISG) // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana