sexta-feira, 17 de abril de 2015

Governante pede desculpa por falta de calendário e orçamento para Metro ligeiro de Macau




Macau, China, 16 abr (Lusa) -- O secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau, Raimundo do Rosário, pediu hoje desculpa por não ter ainda um calendário ou orçamento final para o Metro ligeiro, após constantes atrasos e derrapagens.

"Infelizmente, excederam-se os prazos e os orçamentos inicialmente previstos e não estamos ainda sequer em condições de anunciar quando poderá a população começar a usufruir da primeira fase deste novo sistema de transporte nem quanto custará", pelo que "na impossibilidade de justificar o injustificável, não nos resta outra alternativa senão pedir sentidas desculpas a toda a população", afirmou Raimundo do Rosário.

No primeiro de dois dias na Assembleia Legislativa para o debate setorial das Linhas de Ação Governativa para 2015, prometeu que a sua Secretaria irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para concretizar o projeto.

"Contamos, portanto, não apenas com o empenho e competências contratualizadas, mas também com o bom senso e a colaboração dos nossos parceiros para que, juntos, possamos desenvolver todos os esforços em prol do sucesso desta grande obra, até porque, sublinho, é a boa reputação da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] que está em causa".

Em matéria de transportes públicos, o Secretário lembrou que decorrem negociações com as companhias de autocarros no âmbito da revisão dos contratos para que todos operem ao abrigo do regime de concessão e indicou ainda que estas vão ser incentivadas a incluir mais autocarros movidos a gás natural e elétricos nas suas frotas, mas sem especificar de que forma.

No que diz respeito aos táxis, indicou que serão atribuídas 300 licenças (200 normais e pelo menos 100 especiais) em concursos públicos a realizar este ano, durante o qual se compromete em fazer chegar ao hemiciclo uma nova versão do diploma sobre a revisão do Regime Jurídico dos táxis, uma vez finda a consulta pública.

No plano do ambiente, o Secretário para os Transportes recordou que faz parte dos planos do Governo "definir normas mais exigentes relativamente à emissão de gases de escape de veículos, bem como aperfeiçoar o regime de inspeção, fixar normas relativas à qualidade dos combustíveis e implementar a primeira fase do apoio para a eliminação de motociclos e ciclomotores de combustão interna a dois tempos altamente poluentes".

E, prometendo estimular a utilização de veículos elétricos e de outros ecológicos, afirmou que irá procurar, no seio da sua tutela, "dar o exemplo".

Para este ano, avançou, está também prevista a realização de uma consulta pública com vista à definição de um Regime de Avaliação de Impacto Ambiental.

DM (ISG) // EL

Sem comentários:

Mais lidas da semana