segunda-feira, 6 de abril de 2015

Guiné Equatorial. Cimeira de chefes de Estado africanos contra terrorismo foi cancelada




A cimeira dos chefes de Estado e Governo africanos sobre terrorismo, que devia realizar-se na próxima quarta-feira em Malabo, capital da Guiné Equatorial, foi cancelada, sem que tenha sido definida uma nova data.

De acordo com fontes do Governo da Guiné Equatorial citadas pela agência espanhola Efe, a cimeira, que devia contar com uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros na terça-feira, e dos chefes de Estado quer, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), quer da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), foi cancelada, sem que tenha sido apresentada uma nova data.

Um dos grandes objetivos era adotar uma estratégia comum contra o grupo terrorista Boko Haram, que nos últimos anos tem raptado e morto centenas de pessoas, nomeadamente, mas não apenas, na Nigéria, principalmente no norte.

A reunião de Malabo era encarada como a continuação da conferência extraordinária de chefes de Estado e de Governo da CEEAC, realizada em fevereiro deste ano em Yaoundé, capital dos Camarões.

A CEDEAO foi fundada em maio de 1975 com o objetivo de alcançar a "autossuficiência coletiva" dos seus Estados-membros, criando um único e grande bloco comercial através de uma união económica e comercial, atuando também como uma força de paz na região.

Fazem parte da CEDEAO o Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

A CEEAC, por seu lado, foi criada em dezembro de 1981 para promover a cooperação e o desenvolvimento sustentável, com particular ênfase na melhoria da estabilidade económica e dos níveis de vida na região.

Fazem parte da CEEAC Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Ruanda, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana