sábado, 25 de abril de 2015

Ilhas cabo-verdianas foram eleitas entre as 10 melhores em África




As ilhas cabo-verdianas da Boavista, Sal e São Vicente figuram entre as 10 melhores de África, segundo uma eleição feita pelo sítio de promoção turística Trip Advisor, cujo "top ten" não inclui mais nenhuma pertencente aos países africanos lusófonos.

A tabela dos melhores destinos turísticos africanos insulares é liderada pela ilha Maurícia, no seu todo, à frente das de Nosy Be (Madagáscar), Zanzibar (Tanzânia), Praslin (Seychelles) e Boavista, que ocupa o quinto lugar, à frente da do Sal, sétimo, e da de São Vicente, décima.

Tal como Cabo Verde, as Seychelles incluem três lhas no "top ten", com a de La Digue (sexto lugar) e a de Mahe (oitavo), enquanto a de Djerba (Tunísia), obteve a nona posição.

Segundo o Trip Advisor, as ilhas da Boavista e do Sal são considerados como destinos turísticos com popularidade crescente, principalmente devido à beleza das suas extensas praias de areia branca e pelo azul-turquesa das suas águas, que contrastam com a passagem agreste.

A somar estão ainda o "exotismo" das dunas de "Bubista" (Boavista) e as Salinas de Pedras de Lume (Sal), famosas pelos seus banhos "rejuvenescentes", além da Praia de Ponta Preta, também no Sal, cada vez mais procurada por amantes dos desportos náuticos do mundo inteiro.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano indicam que, no quarto trimestre do ano transato, 74,4% dos 8.179 turistas que entraram nos estabelecimentos hoteleiros em Cabo Verde foram para o Sal e Boavista.

A de São Vicente, que teve 6% do total de entradas, destaca-se por ser uma das mais cosmopolitas de Cabo Verde, com uma cidade do Mindelo a ostentar "uma das baías mais belas do mundo", com um centro histórico que evidencia "casas com traços coloniais dignas de contemplação".

Segundo o Trip Advisor, a ilha de Sãso Vicente torna-se ainda mais apetecida pelas noites, "famosas", em que o calor da música e a morabeza das suas gentes é o cartão postal.

A votação, segundo o Trip Advisor, contou com a participação de cerca de 128.000 internautas que escolheram as melhores ilhas a nível mundial para o Traveler's Choice Awards, e por continentes.

A eleição teve também como critério a quantidade e qualidade dos comentários.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana