quinta-feira, 16 de abril de 2015

SOBREVIVENTE DO ÉBOLA APRESENTA VÍRUS NO SÉMEN VOLVIDOS SEIS MESES




Genebra, 16 Abr (AIM) Testes realizados no sémen de um sobrevivente detectaram traços do vírus do Ébola, volvidos seis meses depois de ter sido declarado curado da doença, anunciou quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), apelando aos sobreviventes a praticarem sexo seguro até nova ordem.

O homem tinha sido declarado livre daquela mortífera doença na Libéria em Setembro último, disse à AFP o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic.

Ele forneceu uma amostra de sémen que foi testado...positivo ao Ébola, 175 dias depois de exames de sangue terem testado negativo, escreveu Jasarevic em e-mail.

A OMS tinha dito anteriormente que o vírus tinha sido detectado no sémen de sobreviventes três meses depois de um paciente ser declarado livre do Ébola.

A nova descoberta levou a OMS a recomendar que os sobreviventes se abstenham de sexo ou que pratiquem sexo seguro com o uso do preservativo para além do período de três meses prescrito anteriormente.

Os sobreviventes de Ébola devem considerar o correcto e constante uso do preservativo em todo o acto sexual para além de três meses até que que mais informações estejam disponíveis, diz a OMS.

Jasarevic disse ser necessárias mais pesquisas antes de a organização poder dar um conselho mais detalhado.

Precisamos de saber se este caso particular é uma anomalia ou se existem realmente grupos de pessoas que podem ter partes do vírus do Ébola por mais tempo, disse.

Até que se saiba mais, os sobreviventes do Ébola devem abster-se do sexo ou praticarem sexo seguro
até nova ordem, disse Bruce Aylward, chefe da resposta da OMS ao Ébola.

Acrescentou que alguns estudos já estão em curso, bem como discussões sobre se os sobreviventes do Ébola devem ou não ser sistematicamente testados depois de três meses para determinar o seu estado.

Devemos encontrar respostas que nos permitam dar um conselho definitivo aos sobreviventes, muito, mas muito rapidamente, disse ele.

O mais mortífero surto de Ébola na História começou em finais de 2013 e matou mais de 10.600 pessoas, a maior parte das quais na Libéria, Serra Leoa, e Guiné Conakry.

(AIM) Times/bm/sg

Sem comentários:

Mais lidas da semana