quinta-feira, 16 de abril de 2015

NYUSI ANGUSTIADO COM SOFRIMENTO DE MOÇAMBICANOS VÍTIMAS DE XENOFOBIA




Maputo, 16 Abr (AIM) O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou hoje, em Maputo, a sua angústia com o sofrimento de seus compatriotas moçambicanos que estão sendo vítimas de uma onda de ataques xenófobos na cidade portuária de Durban, na vizinha África do Sul.

Assistimos com grande preocupação e angústia o sofrimento dos nossos concidadãos que estão a ser vítimas de actos de xenofobia no país irmão, África do Sul, disse estadista moçambicano, que falava durante a cerimónia de tomada posse de três novos procuradores-gerais adjunto.

Por isso, Nyusi asseverou que o governo moçambicano vai fazer tudo o que for possível para tentar mitigar o impacto desta situação.

Perante as vítimas e as suas respectivas famílias no país quero manifestar a determinação do meu governo de tudo fazer para mitigar o sofrimento desses nossos irmãos, prestando-os toda assistência necessária, vincou.

Efectivamente, uma das medidas adoptadas pelo governo moçambicano, segundo o ministro dos negócios estrangeiros e cooperação, Oldemiro Baloi, foi pressionar as autoridades sul-africanas para tomarem medidas mais severas contra os prevaricadores como forma de tentar desencorajar actos desta natureza.

Baloi, que falava no término de uma sessão do Conselho de Ministros havida terça-feira em Maputo, anunciou que pelo menos 100 moçambicanos residentes na África do Sul já haviam manifestado o seu desejo de regressar ao país na sequência da intensificação da onda de ataques xenófobos que se registam em Durban.

Enquanto isso, a agência noticiosa
Lusa noticiou hoje que cerca de 600 moçambicanos, dos 22.000 que se estimam estar a viver em Durban, dos quais apenas 6.600 estão registrados no consulado, estão refugiados em centros de acolhimento na região de Durban.

Os ataques xenófobos já provocaram a morte de pelo menos dois moçambicanos.

Entretanto, o primeiro grupo de repatriados regressa hoje ao país, onde já foi criado um centro de trânsito.

Segundo a imprensa sul-africana a eclosão do actual surto de violência xenófoba é uma das consequências das declarações do Rei Goodwill Zwelithini, convidando os cidadãos estrangeiros de abandonar o país, embora ele tenha afirmado ter sido mal interpretado.

Em 2008, uma orgia de violência xenófoba, a pior de que há memória, culminou com a morte de pelo menos 62 pessoas, entre os quais vários moçambicanos. Na altura, mais de e mais de 15.000 moçambicanos regressaram ao país.


(AIM) ht/sg

Sem comentários:

Mais lidas da semana