quinta-feira, 28 de maio de 2015

Portugal. Bagão Félix: “GOVERNO REVELA UMA GRANDE ARIDEZ SOCIAL”




Bagão Félix diz que não crítica a opinião de Maria Luís Albuquerque sobre a eventual insustentabilidade da Segurança Social. “O que eu critico é a obsessão”, afirma.

Foi na antena da SIC Notícias, no seu espaço de comentário semanal, que Bagão Félix criticou o momento e a forma como o Governo levantou a questão do corte de 600 milhões de euros que quer levar a cabo na área das pensões.

O antigo governante considera que a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, teve “declarações extemporâneas no local errado, repetindo o erro do primeiro-ministro ao falar do problema dos velhos numa reunião de jovens” e no momento errado, especificando que a iniciativa surge a poucos meses das eleições e numa altura em que PSD e CDS também se debruçam sobre o programa eleitoral.

“O Governo tem toda a legitimidade para ter a sua opinião”, disse ainda. Porém, Bagão Félix considera que o Governo parte do “axioma de que a Segurança Social é insustentável, o que carece de prova”.

“Este ano estão orçamentados cerca de 86 mil milhões de euros de despesa pública e toda a gente no Governo está preocupada com 600 milhões nas pensões”, criticou ainda, especificando que é como se o défice público, “que anda à volta de cinco mil milhões de euros”, fosse “culpa dos pensionistas”.

“Quando se fala que se vão cortar 600 milhões na área das pensões, está-se a angustiar centenas de milhares de pessoas” que vivem das pensões “e não têm reversibilidade na sua vida”, considerou ainda, dizendo que “isto revela uma grande aridez social”.

“Estamos a falar da vida concreta de milhares de pessoas” e não, deu como exemplo, de parcerias público-privadas.

As críticas do antigo ministro das Finanças foram ainda mais longe, com Bagão Félix a afirmar que “quando se fala que é preciso cortar 600 milhões está-se a confundir uma medida de curto prazo com uma reforma estrutural”.

Na perspetiva do antigo governante, isto revela “não há visão estratégica” da parte do Governo no que se refere ao sistema da Segurança Social, um sistema que, na perspetiva de Bagão Félix, embora ainda careça de mudanças, já foi alvo de medidas que evitaram a sua falência. 

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana