quarta-feira, 20 de maio de 2015

Portugal. GOVERNO COM A PEDRA NO SAPATO PARA ATIRAR AOS PENSIONISTAS




Já devíamos estar habituados às estapafúrdias respostas dos componentes robóticos a que chamam ministros e afins. Ou se calhar devíamos ter sempre presente que houve portugueses que elegeram nas passadas eleições (presidenciais e legislativas) a pior chusma de políticos que surgiu até ao presente. Chusma que faz garbo de ser responsável por suicídios, mortes nas urgências devido a cortes nos orçamentos hospitalares, desemprego, fome, incumprimentos de pagamentos a fornecedores de bens essenciais, penhoras desumanas, etc., etc.

Portugal está sequestrado por essa chusma, eleita por via de promessas descaradamente enganosas que imediatamente revelaram os perfis desonestos daqueles mal eleitos que sequestram Portugal há cerca de quatro anos. Tempo volvido que vem demonstrando quanto a chusma não mudou e está intencionada em continuar neste sequestro criminoso – por ser tão desumano – se os portugueses voltarem a reelegê-los. A reelegê-los apesar de até o pão e a água terem retirado a muitos portugueses. E será isso que vão continuar a fazer se reeleitos. A ministra das finanças, Maria Luís, assim deu a perceber na resposta à questão sobre os próximos cortes de pensões. Que ocorrerão só depois das eleições, disse ela. Não querendo adiantar mais.

Pois, portugueses, pensionistas, preparem-se. Se esta chusma voltar a ter poderes no governo, os que ainda conseguiram sobreviver ao sequestro de quatro anos e que estão exaustos de tanta penúria, vão ter de continuar a suportar mais cortes e sofrimentos impostos por aquela Maria Luís, por aquele aldrabão Passos Coelho, por Paulo Portas do tipo feijão frade com as suas inúmeras caras. Para culminar, durante mais um ano, Cavaco Silva vai estar em Belém de pedra e cal a sancionar com igual garbo o sofrimento dos portugueses e o esvair de Portugal.

O descaramento deste governo e de Cavaco Silva não auguram nada de bom, antes pelo contrário. O descaramento de Maria Luís e de outros em suas declarações, a confiança que demonstram em continuarem a ser governo sequestrador, demonstra a evidência das pedras nos sapatos que têm guardadas para depois das eleições atirarem sobre os portugueses. A hipocrisia, o cinismo e a traição imperam nos do atual governo e em Belém. Vamos continuar assim até quando? Depende de todos nós mudar de ciclo. Passar do ciclo da desgraça ao da esperança e vislumbre efetivo de vivência em futuro melhor.

Redação PG

Maria Luís. Elaborações e revelações sobre as pensões só depois das eleições

O PS perguntou: que cortes nas pensões pretende o Governo fazer? A ministra respondeu: falamos depois das legislativas.

A ministra das Finanças remeteu esta quarta-feira para depois das eleições o desenho da reforma de pensões, que o Governo pretende que traga poupanças de 600 milhões de euros, voltando a chamar o PS para o debate.

"O Governo tem dito repetidamente que ainda não há um desenho da medida e na verdade o que temos é um impacto positivo sobre o sistema de pensões em medidas que terão ainda de ser desenhadas, de preferência num diálogo com o PS, que temos esperança de que possa ser mais intenso e profícuo depois das eleições", afirmou Maria Luís Albuquerque na última audição regimental da legislatura na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

A governante respondia a questões levantadas pelo deputado do PS João Galamba, que pretendia saber "que cortes nas pensões pretende o Governo fazer" , uma medida que, apontou, tem um impacto nas contas públicas mas que não está ainda definida. 

No Programa de Estabilidade 2015-2019, o Governo prevê também poupar 600 milhões de euros em 2016 com uma reforma do sistema de pensões, mas não adianta como pretende fazê-lo. Como "hipótese meramente técnica", o Governo manteve a proposta que estava no Documento de Estratégia Orçamental (DEO) do ano passado relativamente à reforma de pensões, embora ela tenha sido chumbada pelo Tribunal Constitucional em agosto do ano passado.

No DEO, apresentado em abril do ano passado, em 2015, o Governo pretendia substituir a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), que era temporária por natureza, por uma Contribuição de Sustentabilidade, uma medida que seria acompanhada por um aumento da Taxa Social Única (TSU) paga pelos trabalhadores (de 11 para 11,2%) e por um aumento do IVA em 0,25 pontos, para os 23,25%.

João Galamba apontou ainda as críticas deixadas por instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia, e nacionais, com a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) e Conselho de Finanças Públicas (CFP), que admite que a indefinição das medidas para poupar 600 milhões de euros no sistema de pensões pode condicionar o cenário apresentado pelo Governo no Programa de Estabilidade 2015-2019.

Na resposta, a ministra lembrou que as projeções do FMI e de Bruxelas para os próximos anos "não têm em conta o Programa de Estabilidade", porque "assumem políticas invariantes", ou seja, "pressupostos diferentes".

Em contraposição às previsões destas duas instituições internacionais, a ministra das Finanças invocou as da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), cujos "indicadores avançados continuam a apresentar uma aceleração" do crescimento da economia portuguesa.

Maria Luís Albuquerque admitiu ainda que o CFP e a UTAO "realçam riscos", mas preferiu destacar que "para os próximos dois anos os riscos são mais diminuídos". 

Lusa, em Expresso – foto Miguel A. Lopes

Sem comentários:

Mais lidas da semana