terça-feira, 26 de maio de 2015

VINTE E SETE GARIMPEIROS DETIDOS NO CENTRO DE MOÇAMBIQUE




A Polícia Ambiental moçambicana deteve 27 garimpeiros, nove dos quais zimbabueanos, em nova operação nas minas de exploração ilegal de ouro em Manica, no centro de Moçambique, disse à Lusa fonte policial.

Belmiro Mutadiua, porta-voz do comando da Polícia de Manica, acrescentou que os nove zimbabueanos foram repatriados.

Segundo a mesma fonte, as primeiras ações da Polícia Ambiental, instituída recentemente, têm conseguido abrandar a ação do garimpo de ouro em várias regiões onde abunda o minério.

O objetivo das operações é também travar a luta da invasão de estrangeiros.

"Já estamos a fazer o nosso trabalho, inclusive já foi possível numa operação na semana passada deter garimpeiros nacionais e estrangeiros e apreender o minério e todos os instrumentos usados para o garimpo", disse Belmiro Mutadiua.

Com esta operação, sobe para cerca de 130 garimpeiros zimbabueanos repatriados nos últimos três meses em Manica, além de 51 moçambicanos detidos por extração ilegal de ouro e danos ao ambiente, indicam dados policiais.

Nos finais de fevereiro, um grupo de garimpeiros moçambicanos e zimbabueanos uniu-se contra uma operação da Polícia Ambiental para desativar as minas ilegais na zona de Mavonde, uma vasta área de atuação ilegal na região transfronteiriça fértil em recursos naturais.

Os confrontos saldaram-se em três garimpeiros mortos, atingidos a tiro, além de dezenas de feridos e detenções.

Esta região é desde há alguns anos palco de conflitos entre garimpeiros moçambicanos e zimbabueanos e entre estes e as autoridades policiais, devido à exploração de ouro, muitas vezes ilegal.

"As operações da Polícia têm reduzido, ainda que de forma tímida, o à-vontade dos garimpeiros estrangeiros em Manica", declarou Belmiro Mutadiua, adiantando que uma equipa multi-setorial foi criada para sensibilizar os garimpeiros nacionais a organizarem-se em associações, para legalização, com concessão de licenças mineiras.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana