sexta-feira, 5 de junho de 2015

ESCOLAS PÚBLICAS GUINEENSES PARCIALMENTE PARALISADAS



Lai Balde – Rispito (gb)

As escolas públicas da Guiné-Bissau encontram-se parcialmente paralisadas na consequência da greve de três dias convocada pelo Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROP).

Em causa está reajusto de salários aos docentes, estatuto de careira docente e a diuturnidade a classe docente guineense.

Hoje terminou a primeira de três dias de vaga da greve e a segunda vaga igualmente de 03 dias está agendada para terça-feira, (09 de Junho) e culminará com uma marcha pacífica nas ruas de Bissau para exigir do governo o cumprimento as suas exigências.

O governo através do Conselho de Ministros reage com estranha a postura do sindicato e manifesta-se o seu profundo desagrado naquilo que considera de infeliz e inoportuna greve decretada pelo SINDEPROP, que segundo afirma tem como finalidade pôr em causa os grandes ganhos obtidos no presente ano letivo.

Ainda o comunicado dos membros do governo com a data de 03 de junho, a que Rispito.com teve acesso, lamenta os argumentos aduzidos pelo SINDEPROP, para justificar a greve, tenham a ver com os atrasados salariais de 2013 e outros longínquos anos, ou com supostas declarações proferidas pela Ministra da Educação Nacional infelizmente descontextualizadas pela comunicação social.

O plenário governamental exorta o sindicato no sentido de rever a sua posição e a pautar pela via de diálogo construtivo para que o ano letivo termine sem sobressaltos, conforme é do interesse nacional e, os pais e encarregados de educação a conduzirem os seus educandos a escola, à classe docente no sentido de trabalhar com o fito de fechar o presente ano letivo com sucesso.

Sem comentários:

Mais lidas da semana