sexta-feira, 5 de junho de 2015

ISABEL DOS SANTOS TEVE AJUDA DO ESTADO ANGOLANO NA COMPRA DA EFACEC




Operação foi feita em parceria com a ENDE, empresa estatal de energia

Está oficialmente confirmada a compra da Efacec Power Solutions por Isabel dos Santos. Após meses de negociações, a empresária entra em 65 por cento do capital da empresa portuguesa, especializada em electrónica e electromecânica, sendo acompanhada pelo Estado angolano.

Segundo avança a edição de hoje do Público, a compra é o resultado de uma parceria com a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), composta na sua totalidade por capitais públicos. O negócio está avaliado em USD 225 milhões e envolve os grupos José de Mello SGPS e a Têxtil Manuel Gonçalves, que de sócios maioritários passam a deter 17,5 por cento da Efacec, cada um.

A operação foi assegurada pela empresa Winterfell, criada para o efeito, que em comunicado disse querer “reforçar financeiramente a empresa portuguesa, aumentar a sua capacidade de investimento e actuação no mercado e relançar a sua estratégia de internacionalização”.

A compra, diz a Winterfell, também beneficiará a economia angolana “dado o know how da Efacec para áreas-chave do seu crescimento económico”. A empresa já operou com grupos angolanos e a sua aquisição insere-se numa lógica de desenvolvimento do sector eléctrico nacional, desde a produção à distribuição.

Já os grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves, que permanecem detentores da Efacec Capital, dona dos 35 por cento da Efacec Power Solutions, vão ficar com os negócios de manutenção e de energias renováveis.

Rede Angola (ao)

Sem comentários:

Mais lidas da semana