quinta-feira, 11 de junho de 2015

Moçambique quer reformar formação profissional para qualificar jovens




A ministra moçambicana do Trabalho Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, considerou hoje em Genebra, que a formação profissional é uma das prioridades do país, principalmente para combater o desemprego jovem

"Uma das minhas grandes metas é fazer reformas na área da formação profissional, especialmente para a juventude, para responder à procura", disse a ministra que participa na 104.ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça.

Para Vitória Dias Diogo, a industrialização gradual do país requer pessoas capacitadas, à altura de responder aos desafios do mercado. "Este é o meu grande desafio", disse.

Neste sentido, a governante disse que está a colocar os jovens no centro das suas preocupações para que possam ter a capacidade, competências, conhecimentos e habilidades técnicas adequadas para enfrentar o mercado e desenvolver o país.

A ministra salientou ainda que, um dos segredos para o futuro do país passa pela sua própria capacidade de redistribuir a riqueza, através de postos laborais para que "a juventude possa vingar no sentido positivo no mercado de trabalho".

Ainda há vários desafios para Moçambique, reconheceu a governante. No entanto, a economia está criar condições para mais empregos, disse a ministra.

Além disso, a governante moçambicana ainda destacou a importância da colaboração com a OIT no domínio de estudos analíticos, de avaliações, de formulação de políticas estratégicas assim como na capacitação dos recursos humanos.

"Nós podemos ter todas as condições em termos de natureza, mas se não tivéramos conhecimento e não apostarmos no conhecimento não vamos conseguir vencer", salientou.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana